Enem 2024: Inep denuncia golpe do Pix em páginas falsas de inscrição
Inep acionou a PF para que as páginas falsas sejam derrubadas e os responsáveis identificados. Enem 2024 será aplicado em 3 e 10 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou mais páginas falsas que imitam uma plataforma de pagamentos por Pix ou cartões para aplicação de golpes que simulam uma inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na plataforma, os usuários pagariam a falsa taxa de inscrição do Enem, o que configura o golpe.
A intenção dos golpistas seria embolsar o dinheiro pago na taxa de inscrição do exame, que custa R$ 85.
Procurada nesta quarta-feira (12/6), o instituto informou que acionou a Polícia Federal (PF) para tomar as providências necessárias, com o objetivo de derrubar as páginas e apurar os responsáveis por elas.
Ainda segundo o Inep, a página do Participante do Enem só pode ser acessada pelo portal do Inep ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O site está funcionando normalmente sem registros de interferência.
“É importante ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, que só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do Gov.br”, frisa a autarquia.
Como verificar o site
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Em 2023, o Enem recebeu mais de 2,7 milhões de inscrições.
Para conferir se está no site correto, o candidato deve conferir a URL. A correta é enem.inep.gov.br/participante.
Em seguida, é necessário conferir a sequência do passo a passo da inscrição. As páginas falsas costumam emitir boletos de outros bancos que não o Banco do Brasil e não têm a prática de pedir todas as informações do candidato antes de emitir o documento de pagamento.
Como o Inep frisou, no site oficial é necessário realizar o login no Gov.br para acessar o boleto.
Provas do Enem
A previsão é de que o Enem 2024 seja aplicado em 3 e 10 de novembro nas 27 unidades da Federação. As inscrições terminam em 14 de junho.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.