metropoles.com

Endrick, Kaká e Robert Renan ganham título de cidadão benemérito do DF

O título de cidadão benemérito é entregue pela CLDF a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
endrick-real-madrid-futebol
1 de 1 endrick-real-madrid-futebol - Foto: null

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (9/10), o título de Cidadão Benemérito de Brasília aos jogadores Endrick e Robert Renan e ao ex-jogador Kaká. O título é entregue pelos deputados distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do DF.

O Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a honraria a Endrick foi proposto pelos deputados distritais Max Maciel (PSol) e Thiago Manzoni (PL).

O jogador nasceu em 21 de julho de 2006. Criado em Taguatinga, começou a jogar futebol aos 4 anos de idade e também morou em Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF. Ex-Palmeiras, hoje atua no Real Madrid na Espanha.

Além do talento no campo, o projeto que concede o título de Cidadão Benemérito cita a representatividade de Endrick para jovens negros e para a luta contra as desigualdades sociais. “A trajetória de Endrick destaca o esforço dele e de sua família para se sobressair em um esporte extremamente competitivo, que muitas vezes perpetua o racismo. Sua notoriedade é resultado de seu talento e do apoio familiar, representando a realização do sonho de muitos meninos e jovens negros da periferia.”

Assim como Endrick, Kaká também recebeu título de Cidadão Benemérito. De autoria dos distritais Thiago Manzoni (PL) e Roosevelt (PL), o PL cita que a honraria é concedida ao jogador como reconhecimento a “brilhante trajetória de Kaká no cenário futebolístico mundial”.

Kaká nasceu no Gama, também no Distrito Federal, e mudou-se para São Paulo, especificamente no Morumbi, aos 8 anos de idade. Morando perto do estádio, e com os pais sócios do clube, Kaká começou a jogar futebol no São Paulo em uma área especial para sócios e foi convidado a ingressar no time mirim aos 12 anos. Fez uma peneira e passou, começando sua trajetória na base do clube tricolor paulista. Em 2003 foi transferido para o Milan e, em 2009 iniciou sua passagem pelo Real Madrid.

Um terceiro jogador agraciado foi Robert Renan. Segundo o o texto, também de autoria do deputado distrital Max Maciel, o atleta é “referência para a juventude negra e periférica do Distrito Federal, e demonstra constantemente a importância de seguir seus sonhos sem esquecer de onde veio”.

Robert nasceu em 11 de outubro de 2003 e foi criado na Expansão do Setor O, em Ceilândia, onde surgiu a paixão pelo futebol. No Arte Líder, um projeto social de Ceilândia, deu os primeiros passos, e aos 13 anos foi morar em Minas Gerais, sempre apoiado pela mãe, Renata, e pelo pai, Roberto, conhecido como Preto Beto. Atualmente, atua no Al Shabab, da Arábia Saudita, após um período no Internacional, do Rio Grande do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?