Encontro de educadores discute volta às aulas na pandemia
Com o tema “Educação e Emoção”, V Semana Rede Pedagógica conta com especialistas renomados em programação online e gratuita
atualizado
Compartilhar notícia
Após 10 meses afastados do ambiente escolar, crianças, adolescentes, professores e demais colaboradores das colégios públicos e particulares do DF se preparam para o retorno às aulas na próxima segunda-feira (1º/2) e no ínicio de março. Para toda a comunidade, essa volta virá com novos desafios que incluem o planejamento para novos modelos de ensino, a adaptação aos protocolos de segurança sanitária e a preparação para implementação de competências socioemocionais.
Neste contexto, a Rede Pedagógica, grupo de educadores que integra profissionais de toda a América Latina, realiza a partir desse sábado (30/1) a V Semana Rede Pedagógica, direcionada para professores, coordenadores, orientadores e diretores.
De acordo com a diretora pedagógica da Rede, Erika Radespiel, o evento é importante para estudantes de pedagogia e de outras licenciaturas, assim como profissionais autônomos de áreas relacionadas, como psicologia, fonoaudiologia e assistência social.
“Pais, mães e familiares que estão diretamente envolvidos com as atividades escolares das crianças também podem participar. Nesta edição, falaremos principalmente do desenvolvimento de competências socioemocionais, que é também uma atribuição da escola, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, ressalta Erika.
Segundo a professora de competências socioemocionais na Rede Pedagógica, psicóloga clínica e neuropsicóloga, Simone Lavorato, o processo de retorno é o maior desafio nessa fase de readaptação, assim como foi o início da pandemia, em que profissionais e alunos tiveram de se adaptar ao ensino remoto.
“É importante traçar estratégias para manter o equilíbrio emocional dessas crianças para que depois elas possam desenvolver a questão da cognição, que ficou prejudicada com toda essa mudança”, explica. Além disso, “entender que esses alunos não estão retornando com a mesma base emocional que eles foram, muitos perderam pessoas queridas ou ainda estão em processo de luto”, complementa Simone.
Para ela, o acolhimento desses alunos é muito importante e, mesmo que a escola adote um modelo rígido de proteção, será necessário pensar sobre como trabalhar o equilíbrio emocional para que as escolas possam oferecer tranquilidade.
Veja fotos da volta às aulas presenciais do ano passado:
O encontro
A V Semana Rede Pedagógica, que acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, abordará competências cognitivas e emocionais, literatura, música, brincadeiras, contação de histórias, alfabetização, neurociência e psicologia das emoções.
O objetivo é debater o papel da escola como ambiente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes e a preparação dos professores e demais profissionais de educação para o retorno às aulas no contexto da pandemia de Covid-19.
Diversos especialistas em educação renomados participam do evento, entre eles, Leo Fraiman, mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP; Celso Antunes, especialista em Inteligência e Cognição, mestre em Ciências Humanas pela USP; Lino de Macedo, mestre, doutor e livre docente em Psicologia pela USP; José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte em Portugal; e Ilan Brenman, escritor de literatura infantil e Doutor em Educação.
Os participantes do evento receberão um certificado com registro de 120 horas de atividades. Para participar desta quinta edição, basta entrar no site do evento e realizar a inscrição gratuitas. Nesse endereço, os interessados também podem conferir a programação atualizada do evento.