metropoles.com

Encontro de educadores discute volta às aulas na pandemia

Com o tema “Educação e Emoção”, V Semana Rede Pedagógica conta com especialistas renomados em programação online e gratuita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
pessoa estudando
1 de 1 pessoa estudando - Foto: Divulgação

Após 10 meses afastados do ambiente escolar, crianças, adolescentes, professores e demais colaboradores das colégios públicos e particulares do DF se preparam para o retorno às aulas na próxima segunda-feira (1º/2) e no ínicio de março. Para toda a comunidade, essa volta virá com novos desafios que incluem o planejamento para novos modelos de ensino, a adaptação aos protocolos de segurança sanitária e a preparação para implementação de competências socioemocionais.

Neste contexto, a Rede Pedagógica, grupo de educadores que integra profissionais de toda a América Latina, realiza a partir desse sábado (30/1) a V Semana Rede Pedagógica, direcionada para professores, coordenadores, orientadores e diretores.

De acordo com a diretora pedagógica da Rede, Erika Radespiel, o evento é importante para estudantes de pedagogia e de outras licenciaturas, assim como profissionais autônomos de áreas relacionadas, como psicologia, fonoaudiologia e assistência social.

“Pais, mães e familiares que estão diretamente envolvidos com as atividades escolares das crianças também podem participar. Nesta edição, falaremos principalmente do desenvolvimento de competências socioemocionais, que é também uma atribuição da escola, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, ressalta Erika.

Segundo a professora de competências socioemocionais na Rede Pedagógica, psicóloga clínica e neuropsicóloga, Simone Lavorato, o processo de retorno é o maior desafio nessa fase de readaptação, assim como foi o início da pandemia, em que profissionais e alunos tiveram de se adaptar ao ensino remoto.

“É importante traçar estratégias para manter o equilíbrio emocional dessas crianças para que depois elas possam desenvolver a questão da cognição, que ficou prejudicada com toda essa mudança”, explica. Além disso, “entender que esses alunos não estão retornando com a mesma base emocional que eles foram, muitos perderam pessoas queridas ou ainda estão em processo de luto”, complementa Simone.

Para ela, o acolhimento desses alunos é muito importante e, mesmo que a escola adote um modelo rígido de proteção, será necessário pensar sobre como trabalhar o equilíbrio emocional para que as escolas possam oferecer tranquilidade.

Veja fotos da volta às aulas presenciais do ano passado:

6 imagens
Aulas devem ser retomadas em agosto
Aparelho esteriliza material usado por alunos
Álcool em gel agora 
 é material básico nas escolas
Diretora do Arvense, Márcia Nogueira: cuidados para o retorno
Decisão de retorno veio depois de diversas reuniões no sentido de que alunos, professores e funcionários corressem o mínimo risco de serem contaminados pelo coronavírus
1 de 6

Proposta é impedir a comunidade escolar de usar palavras como “todes” e “menines”

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

Aulas devem ser retomadas em agosto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Aparelho esteriliza material usado por alunos

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Álcool em gel agora é material básico nas escolas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Diretora do Arvense, Márcia Nogueira: cuidados para o retorno

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Decisão de retorno veio depois de diversas reuniões no sentido de que alunos, professores e funcionários corressem o mínimo risco de serem contaminados pelo coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

O encontro

A V Semana Rede Pedagógica, que acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, abordará competências cognitivas e emocionais, literatura, música, brincadeiras, contação de histórias, alfabetização, neurociência e psicologia das emoções.

O objetivo é debater o papel da escola como ambiente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes e a preparação dos professores e demais profissionais de educação para o retorno às aulas no contexto da pandemia de Covid-19.

Diversos especialistas em educação renomados participam do evento, entre eles, Leo Fraiman, mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP; Celso Antunes, especialista em Inteligência e Cognição, mestre em Ciências Humanas pela USP; Lino de Macedo, mestre, doutor e livre docente em Psicologia pela USP; José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte em Portugal; e Ilan Brenman, escritor de literatura infantil e Doutor em Educação.

Os participantes do evento receberão um certificado com registro de 120 horas de atividades. Para participar desta quinta edição, basta entrar no site do evento e realizar a inscrição gratuitas. Nesse endereço, os interessados também podem conferir a programação atualizada do evento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?