Empresas de ônibus do DF têm média de mais de mil infrações por mês; veja piores linhas
Levantamento referente ao ano de 2022 mostra 13.360 autos de infrações recebidos pelas empresas. Descumprir programação é principal motivo
atualizado
Compartilhar notícia
A população do Distrito Federal tem motivos de sobra para reclamar do transporte público. O que confirma isso são dados de constantes infrações das empresas de ônibus que fazem parte do sistema de mobilidade da capital. Levantamento do Metrópoles referente ao ano de 2022 mostra que as cinco concessionárias somaram 13.360 autos de infrações, uma média de mais de mil por dia.
As irregularidades são constatadas pela Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), da Secretaria de Mobilidade e Transporte do DF (Semob). A partir dos dados, é possível concluir que a famosa reclamação de que o ônibus não passou no horário que devia é mais do que só uma sensação. Ao todo, 9.012 autos de infração de 2022, ou seja, 67%, foram feitos após as empresas não realizarem a viagem determinada pelo sistema.
Outro destaque negativo aparece quando os fiscalizadores encontram problemas na “plataforma elevatória, cinto da área do cadeirante ou qualquer item de acessibilidade ou de outras normas”. Foram 3.060 autos por conta dessas falhas. Alguns números baixos de multas também são sintomáticos.
Embora a população encare ônibus lotados diariamente, somente um ato de infração em todo o ano de 2022 foi lavrado por “não observar a lotação do veículo”. Entre as empresas, as maiores quantidades de autos recebidos são da Marechal (4.066), Piracicabana (3.397), São José (2.985), Urbi (1.980) e Pioneira (932).
Piores linhas
O levantamento também mostra as piores linhas, aquelas que mais vezes foram autuadas por irregularidades. A Linha 116.2, da Piracicabana, que faz o percurso Rodoviária do Plano Piloto / Eixo Monumental / Setor Noroeste, recebeu o maior número de advertências em 2022, somando 279.
Vale lembrar que a população do DF que trabalha no Noroeste ainda encara dificuldades constantes no transporte público. Em segundo lugar, aparece a Linha 0.808, da São José, com 255 autos de infração. Essa linha é responsável pelo percurso Recanto das Emas / Setor “O”.
De acordo com a sondagem, o “top 5” das linhas mais autuadas engloba a 0.205, da Marechal (Gama Sul – Leste / Setor M Norte); a 0.108, da Piracicabana (Rodoviária do Plano Piloto / Praça dos Três Poderes); e a 0.011, da Pioneira (Terminal Asa Norte / Esplanada / Aeroporto).
Em nota, a Secretaria de Mobilidade informou que monitora e fiscaliza todas as linhas de ônibus para que haja garantia de transporte público com conforto e segurança para os usuários.
“A fiscalização é feita por meio de ações em campo e também atendendo às denúncias que a pasta recebe nos canais do GDF. […] A pasta esclarece que a maioria das autuações são por falha de viagem, já que os veículos têm horários e percursos a cumprir. Sobre o excesso de lotação, os passageiros podem denunciar os casos por meio da Ouvidoria, no 162 ou site https://www.participa.df.gov.br/. As reclamações são encaminhadas à Subsecretaria de Fiscalização (SUFISA) para as providências cabíveis.”