metropoles.com

Empresários e GDF buscam solução para recuperar Teatro Nacional

Projeto viabiliza a revitalização do espaço, que está fechado há cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Prédio público
1 de 1 Prédio público - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Empresários e representantes do governo fizeram uma visita na tarde dessa segunda-feira (22/07/2019) ao  Teatro Nacional Cláudio Santoro. A intenção foi conhecer o atual estado de conservação do monumento, que está fechado há mais de cinco anos, e debater formas de reabrir o espaço cultural, um dos mais importantes da capital do país.

Na ocasião. a Federação do Comércio (Fecomércio) se propôs a unir os empreendedores e mobilizar as suas entidades e a sociedade brasiliense em busca da recuperação do monumento.

Os secretários de Governo do DF e de Cultura e Economia Criativa, José Humberto Pires e Adão Cândido, respectivamente, acompanharam os empresários. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explicou que a entidade, junto aos sindicatos da sua base e de outros setores, está elaborando um projeto conjunto para viabilizar a revitalização. A ideia é que o espaço esteja pronto para uso em 2010, no aniversário de 60 anos de Brasília.

“Esse equipamento não é só do governo, mas de toda a sociedade. Nós, como setor produtivo, estamos mobilizando os empresários para tentar arrumar uma solução para ajudar a financiar essa obra”, afirmou Francisco Maia.

Auditoria do TCDF
Reportagem publicada no começo de 2019 pelo Metrópoles mostrou o estado precário do Teatro Nacional. Até fezes foram encontradas no local. Auditoria do Tribunal de Contas do DF (TCDF) realizada em junho do ano passado apontou a necessidade de reforma imediata. Durante a vistoria, os auditores relataram ter encontrado “graves falhas no sistema de manutenção, necessitando de reparos urgentes”.

Segundo a Corte, “as portas de acesso à Sala Martins Penna e ao Espaço Dercy Gonçalves estavam quebradas; as vigas estruturais apresentavam rachaduras; havia sinais de infiltração no telhado e nas paredes externas, além de mofo no carpete da Sala Villa-Lobos; os elevadores estavam fora de serviço; e o sistema de ar-condicionado causava insalubridade (soltando lã de vidro)”.

Além disso, os cubos decorativos das paredes externas não tinham a devida impermeabilização, apesar de terem sido recentemente trocados. Constatou-se ainda a precariedade do espaço reservado para o restaurante, no topo do edifício, e dos camarins, que estão em péssimo estado de conservação.

Com informações da Fecomércio

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?