metropoles.com

Empresários do DF só veem retomada do comércio em 9 meses, diz Fecomércio

Sondagem feita pela federação aponta que, mesmo com a abertura de lojas e shoppings, não há otimismo neste primeiro momento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
reabertura de shoppings
1 de 1 reabertura de shoppings - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mesmo após abertura de lojas de rua e dos shoppings, os empresários do Distrito Federal acreditam que o mercado vai demorar em média mais de nove meses para voltar ao normal. Sondagem solicitada pela Fecomércio ao Instituto Opinião Informação Estratégica, em parceria com a Sphinx Brasil, aponta que prejuízos que vêm sendo provocados pela crise do novo coronavírus, só começarão a ser recuperados dentro desse período médio.

Na avaliação da maioria (33,7%), a normalidade só deve voltar após 10 meses ou mais. Porém, a média entre os 105 empresários entrevistados, entre 25 e 29 de maio, é de um retorno das atividades à normalidade em nove meses.

Os mais otimistas (5,8%) acreditam em um prazo de oito a nove meses para situação se normalizar. Para 3,5%, serão de quatro a cinco meses. Já 27,9% responderam que tudo deve voltar ao normal em menos de quatro meses.

Sobre o fluxo de clientes nos estabelecimentos após a reabertura, em 27 de maio, o sentimento também é de pessimismo. Entre os entrevistados, 13,3% responderam que as vendas aumentarão em função da demanda reprimida; 12,4% disseram que voltarão a ser como antes da pandemia do novo coronavírus; 30,5% afirmaram que o fluxo diminuirá por conta do medo do contato social; 40% responderam que a falta de dinheiro será preponderante para os clientes não irem às lojas e 3,8% não souberam avaliar.

Proteção

O presidente da Federação do Comércio, de Bens, Serviço e do Turismo (Fecomércio-DF), Francisco Maia, diz que os empresários entendem o atual momento da economia e têm tomado todos os cuidados necessários para que os funcionários e clientes estejam protegidos contra a contaminação da Covid-19.

“No dia 27 de maio, a Fecomércio acompanhou a reabertura dos shoppings da cidade. Notamos um movimento abaixo do esperado e os empresários cumpriram todas as determinações de segurança: uso de máscaras, álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento. Acredito que com o tempo, essas medidas vão gerar confiança nas pessoas, para que voltemos a normalidade”, acredita Maia.

A pesquisa reforça as ações de profilaxia dos empresários. De acordo com pergunta de múltipla escolha, sobre as medidas que estão sendo tomadas, 97,1% afirmaram disponibilizar máscaras para todos os colaboradores; 86,7% responderam ter álcool em gel na entrada da loja e próximo ao caixa; 25,7% relataram dar luvas aos colaboradores; e 21% aumentaram a limpeza constante do ambiente.

4 imagens
Limpeza no corrimão das escadas rolantes
Os shoppings no DF podem abrir
Reabertura de shoppings no DF: centros comerciais reabriram, mas escolas, não
1 de 4

Conjunto Nacional – reabertura de shopping provoca filas nas entradas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Limpeza no corrimão das escadas rolantes

Cristiano Sergio/Fotoforum
3 de 4

Os shoppings no DF podem abrir

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Reabertura de shoppings no DF: centros comerciais reabriram, mas escolas, não

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?