metropoles.com

Empresário que atacou Zanin em aeroporto é condenado a 4 meses

Luiz Carlos Bassetto Júnior atacou o ministro com a frase “vontade de meter a mão”. Ele foi condenado a 4 meses de detenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro Cristiano Zanin durante sessão no Supremo Tribunal Federal em julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal STF - Metrópoles 9
1 de 1 Ministro Cristiano Zanin durante sessão no Supremo Tribunal Federal em julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal STF - Metrópoles 9 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O empresário Luiz Carlos Bassetto Júnior, que filmou e ofendeu Cristiano Zanin (foto em destaque) na época em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda era advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi condenado novamente pelo episódio. Ele, que já deverá pagar  indenização por injúria de R$ 10 mil ao ministro, foi condenado a 4 meses de detenção pelo crime de ameaça.

A decisão da 6ª Vara Criminal de Brasília foi proferida nesta terça-feira (27/8). A juíza Mariana Cipriano destacou que Bassetto confessou ter dito “vontade de meter a mão na orelha de um cara desse” a Zanin quando o encontrou no banheiro do Aeroporto Internacional de Brasília.

O episódio ocorreu em 11 de janeiro de 2023. “Na mesma data, hora e local indicados, o denunciado incitou, publicamente, a prática de crime, ao dizer que a vítima “Tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua”, tendo inclusive publicado o vídeo em que faz tal afirmação na rede mundial de computadores”, detalha o processo.

Em juízo, Bassetto afirmou que realmente proferiu os xingamentos contra o ministro, mas “não imaginou que tais fatos pudessem ser considerados uma ameaça”. Ele ainda disse que havia usado medicações para viajar e que estava arrependido de suas atitudes.

Detenção

Como o empresário já havia sido condenado pelo crime de injúria contra Zanin, a juíza aplicou a pena de forma cumulativa.

Por isso, Bassetto deverá cumprir 4 meses de detenção em regime aberto. Ele poderá recorrer da decisão em liberdade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?