metropoles.com

Empresário do DF fecha loja e protesta: “Sem vacina, não há comércio”

Estabelecimento de costura especializada na Asa Sul alega ter de fechar as portas devido à crise gerada pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
André Kallagri em loja da Asa Sul
1 de 1 André Kallagri em loja da Asa Sul - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A loja especializada em costura André Kallagri, na 307 Sul, anunciou sua última queima de estoque nessa quarta-feira (17/2). O estabelecimento fechará devido à crise econômica ocasionada pela pandemia de coronavírus, afirma a gerência do local. Os dizeres na entrada do estabelecimento, no entanto, chamaram a atenção dos pedestres.

“Sobrevivemos à roubalheira do PT (Partido do Trabalhador), mas não sobrevivemos às irresponsabilidades de hoje. Sem vacinação, não há comércio”, lê-se na vitrine.

“Tem vezes que passamos dias sem vender nada”, afirmou o dono, André Kallagari. “A crise estava ruim antes, mas a incerteza a fez piorar. O comércio da quadra está completamente desassistido. Não temos plano de vacinação. O que pedimos é responsabilidade dos responsáveis pela situação.”

André acrescenta que a ideia de fechar o negócio começou a lhe ocorrer na eminência de uma segunda onda do vírus. Segundo ele, a gerência conseguiu demitir todos os funcionários, pagando-os devidamente e, agora, pretende queimar o estoque completo.

“Eu tenho clientes há vários anos. Para sobreviver, só quem tem nome na praça. Quem acabou de chegar pode não durar”, destacou. O empresário disse que o comércio dele sofreu 11 assaltos, mas corre o risco de fechar pela falta de vacinação. Ele seguirá aberto mais seis meses, sem funcionários.

Veja imagens de André e da vitrine:
8 imagens
1 de 8

Proprietário de loja de tecidos na Asa Sul, André Kallagri anuncia na vitrine queima de estoque devido à pandemia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 8

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 8

7 de 8

8 de 8

Crise local

A Asa Sul teve, até agosto de 2020, 540 lojas fechadas por causa da crise econômica e da pandemia do novo coronavírus, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista).

Segundo o presidente da entidade, Edson de Castro, a quantidade de estabelecimentos desativados representa, pelo menos, 2,7 mil desempregos.

Na W3 Sul, até o fim de fevereiro deste ano, 144 empresas tinham fechado as portas. Após mais de cinco meses de pandemia, o número subiu para 175, um aumento de 21,5%. A 512 Sul tem 18 lojas paralisadas, a maior quantidade por quadra na avenida.

De acordo com o Sindivarejista, a W2 Sul tem 81 estabelecimentos fechados, como oficinas e depósitos, por diferentes razões.

As quadras que perderam mais empresas são as 100, que somam 78 lojas desativadas. Entre as quadras comerciais 100, a 106 e a 107 Sul são as únicas com todos os comércios abertos. As quadras 200, 300 e 400 têm, respectivamente, 73, 63 e 70 pontos de vendas que encerraram as atividades.

O presidente do Sindivarejista pede ajuda dos governos federal e local para socorrer as empresas. “Os recursos disponibilizados até o momento são insuficientes para reerguer o comércio, e a burocracia atrapalha quem busca os bancos oficiais. Pede-se um excesso de papéis aos empresários. Há muitas exigências, o que dificulta o acesso ao crédito”, criticou.

O vice-presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta, disse que a revitalização da W3 Sul, iniciada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), precisa ser acompanhada de outras alternativas para reabertura e geração de emprego e renda. “Se não, novamente, vamos ter a maior franquia em Brasília: a de passo o ponto, aluga-se e vende-se”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?