metropoles.com

Emenda inclui pagamento de auxílio-moradia à PMDF e ao CBMDF na LDO

Proposta beneficia as duas corporações da capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
PMs - Metrópoles
1 de 1 PMs - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Com intuito de garantir segurança jurídica e dinheiro para o pagamento do auxílio-moradia da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, deputado Danilo Forte (União-CE), aceitou, nessa quarta-feira (13/12), a inclusão de uma emenda aditiva.

A emenda, do senador Izalci Lucas (PSDB), é autorizativa ou seja, não impõe o gasto, mas prevê a reserva de recursos e confere estabilidade jurídica para a despesa. O Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o auxílio-moradia para a PMDF e o CBMDF. A Corte chegou a suspender os pagamentos, mas cancelou a decisão após o GDF apresentar embargos de declaração.

“Isso vai possibilitar ao governo encaminhar, definitivamente a esta Casa, ou medida provisória ou projeto de lei em regime de urgência”, explica Izalci, sobre acordos feitos com o Governo Federal para que o benefício aos policiais seja garantido anualmente, sem passar por aprovação no Congresso.

relatedposts id=%%POST_ID%%][/relatedposts]

Segundo o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF), a emenda assegura o pagamento do benefício aos PMs e bombeiros da cidade. “Garantimos que, pela primeira vez na história, os policiais militares e bombeiros militares do DF tivessem o direito ao auxílio-moradia resguardado na Lei de Diretrizes Orçamentárias da União. A insegurança jurídica caiu por terra. Nossos combatentes não ficarão sem o auxílio-moradia”, comemorou o deputado.

Veja o trecho da emenda:

§ 9º-A. As vedações quanto à concessão ou ao reajuste de auxílio-moradia referidas nos incisos X e XIV do caput e no § 9º não se aplicam aos dirigentes estatutários das empresas estatais federais dependentes, desde que aprovado em Assembleia-Geral.

Embasamento
inciso XIV do art. 21 da Constituição Federal.
– * XIV – organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio; * Nova Redação dada pelo art. 1º da Emenda Constitucional nº 19, de 4.6.1998.

Articulação

De acordo com Máximo, a aprovação da emenda foi costurada após conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o próprio relator, Danilo Forte.

A previsão do auxílio-moradia havia sido inserida na Lei nº 14.724, que instituiu a recomposição salarial de 18% para as forças de segurança pública do DF, mas foi vetada pelo presidente Lula. Em novembro, Gilvan Máximo, relator do projeto de lei que garantiu o reajuste de 18% para as forças de segurança do DF, encontrou-se com o presidente Lula para expor os “graves impactos na vida dos mais de 17 mil policiais e bombeiros da ativa da capital da República”.

Durante a conversa, o parlamentar propôs a inclusão do pagamento do auxílio-moradia na LDO. “Foi com muito diálogo que me propus a ser essa ponte entre o parlamento e o governo federal, para garantir não só a inclusão do auxílio-moradia na LDO de 2024, mas também pacificar, de modo que nunca mais esse direito seja suprimido ou mesmo questionado”, comentou Gilvan.

Recomposição salarial

O projeto que reajusta em 18% os salários dos policiais e dos bombeiros do DF foi sancionado pelo presidente Lula no dia 15 de novembro. A primeira parcela, de 9%, foi incorporada aos salários dos servidores em julho, e a segunda, de mais 9%, será paga a partir de janeiro de 2024.

O texto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), modifica os salários da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF); da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Veja como ficam os salários dos policiais civis:

3 imagens
Lula aprova novos salários de policiais civis do DF
Lula aprova novos salários de policiais civis do DF
1 de 3

Lula aprova novos salários de policiais civis do DF

Reprodução/Senado
2 de 3

Lula aprova novos salários de policiais civis do DF

Reprodução/Senado
3 de 3

Lula aprova novos salários de policiais civis do DF

Reprodução/Senado

No caso da PMDF e do CBMDF, o reajuste é aplicado sobre a remuneração básica, chamada de vantagem pecuniária especial (VEP).

Porém, ao contrário dos policiais civis, PMs e bombeiros militares recebem outros recursos, conhecidos como penduricalhos, que elevam o valor do salário final.

Veja como ficará a VEP da PMDF e do CBMDF:

2 imagens
Tabela com novos salários dos policiais e bombeiros do DF
1 de 2

Tabela com novos salários dos policiais e bombeiros do DF

Reprodução/Senado
2 de 2

Tabela com novos salários dos policiais e bombeiros do DF

Reprodução/Senado

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?