Embaixada do Japão faz doação de máscaras para a saúde pública do DF
No total, o embaixador japonês entregou 8 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) ao secretário Osnei Okumoto
atualizado
Compartilhar notícia
Em ato de solidariedade devido às dificuldades que a saúde pública do Distrito Federal enfrenta no combate ao novo coronavírus, a Embaixada do Japão, em Brasília, realizou, nesta terça-feira (23/3), uma doação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para a Secretaria de Saúde do DF.
No total, foram entregues 5 mil máscaras cirúrgicas, 2 mil máscaras PFF2 e mil aventais de procedimentos. A entrega foi feita pelo embaixador do Japão, Akira Yamada, ao secretário de Saúde Osnei Okumoto.
O material será usado pelos profissionais da rede pública que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. “É uma maneira de o nosso país contribuir com o DF neste momento difícil”, afirmou o embaixador Yamada. “Desejamos que essa condição de saúde passe logo”.
Osnei agradeceu o empenho dos japoneses. Segundo ele, a doação oferecerá mais condições de atendimento aos pacientes que hoje buscam tratamento no SUS. “Esperamos passar por esse pico de transmissão e infecção em breve. A doação é muito importante neste momento”, destacou o secretário de Saúde.
Ao embaixador Yamada, o secretário explicou o cenário atual enfrentado pelos profissionais de saúde do DF. De acordo com Osnei, o agravamento do contágio ocorreu após o carnaval.
“Tivemos uma curva vertical no índice de transmissão. Além disso, atendemos a uma demanda dos municípios de Goiás que fazem divisa com o DF”, detalhou.
Hoje, segundo dados da Secretaria de Saúde, 45% dos pacientes internados no Hospital Regional do Gama são do Entorno. O índice chega a 41% no Hospital Regional de Santa Maria.
Vacinação
Okumoto explicou, ainda, como anda o ritmo de vacinação da população. Ao mostrar gráficos para o embaixador, o secretário informou que 228.491 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no DF e 70.299, o reforço. As duas vacinas usadas no DF são a Coronavac e a Covishield.
Aos 63 anos, o embaixador esperaua hora de ser vacinado.
Participaram da solenidade a secretária adjunta de Saúde, Beatris Gautério de Lima; o conselheiro Adido Médico da Embaixada do Japão, Hiroyuki Okamoto; e o primeiro secretário da Embaixada do Japão, Hirochika Namekawa.