Em uma semana, testes de Covid aumentam 114% em UBSs do DF
Unidades Básicas de Saúde realizaram 18.003 exames de Covid entre 30/5 e 4/6. Isso representa aumento de 114% frente à semana anterior
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma semana, de 30 de maio a 4 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal fizeram 18.003 testes da Covid-19. O levantamento é o mais recente compilado pela Secretaria de Saúde e representa aumento de 114% frente à semana anterior, quando ocorreram 8.392 procedimentos.
A secretaria dispõe de mais de 520 mil testes em estoque. A orientação da pasta é de que a população procure uma das 175 UBSs em caso de suspeita da Covid. As unidades funcionam das 8h às 17h. Clique aqui para saber qual a UBS de referência a partir do CEP da residência.
As UBSs também são locais de referência para o atendimento de outras doenças, como resfriados e dengue. Os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser procurados em situações de urgência.
Vacinação
Nesta semana, a Secretaria de Saúde do DF determinou que a vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech pode ser utilizada, além de primeira e segunda dose, como dose de reforço seja terceira, seja quarta dose. A medida passou a valer na segunda-feira (13/6).
De acordo com o documento, assinado pelo Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 da pasta, a medida visa combater a baixa procura das doses de reforço.
Anteriormente, a Pfizer era reservada para a vacinação de adolescentes, e as vacinas de outras marcas eram aplicadas como reforço. Agora, as faixas etárias aptas a receberem o reforço podem procurar pelo imunizante da BioNTech.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.