Em semana de retomada no comércio, isolamento social no DF cai a 41,2%
Índice foi registrado nessa quinta-feira (21/05). É o segundo menor percentual nos últimos dois meses na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
Desde a última segunda-feira (18/05), mais uma parte do comércio recebeu o aval para funcionar nas ruas do Distrito Federal. A atual etapa de retomada das atividades teve um resultado direto na adesão ao isolamento social. Nessa quinta-feira (21/05), a capital teve o segundo menor índice dos últimos dois meses: 41,20%, e ficou em 17º lugar no ranking nacional.
É o segundo menor percentual nos últimos dois meses. O único dia que registrou uma porcentagem mais baixa foi em 8 de maio, com 40,1% de adesão. Desde a última segunda-feira (18/05), o Distrito Federal tem apresentado números abaixo dos 43%.
A quarentena é uma das medidas adotadas para evitar o contágio do novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que o número ideal de adesão ao isolamento social é de 70%. Entretanto, a crise econômica e financeira que toma conta de todo o mundo tem feito os governos folgarem na suspensão do funcionamento de comércio e serviço.
A média no Brasil foi de 42,2% nessa quinta-feira (21/05). No ranking brasileiro, Amapá (55,1%), Acre (48,79%) e Pará (48,61%) são os três primeiros.
Veja a lista:
Ranking Dos Estados (22) by Leonardo Meireles on Scribd
A semana no Distrito Federal também é marcada por aumento de casos e recorde de mortes. No último domingo (17/05), a capital do país registrava 4.368 infectados confirmados, 57 óbitos de moradores locais e um do Entorno.
Até a noite de dessa quinta-feira (21/05), a Secretaria de Saúde havia apontado 5.542 pessoas infectadas e 79 mortes – e mais cinco óbitos de habitantes do Entorno. Somente nessa quinta-feira (21/05), mais seis perderam a vida para a Covid-19. Eram moradores de Águas Claras, Plano Piloto, Samambaia, Planaltina, SCIA e Candangolândia. Na última região administrativa, ainda não havia registro de óbitos provocados pela doença.
O ranking de isolamento social é feito pela empresa de software In Loco. Eles mantêm um serviço de geolocalização em cerca de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. De acordo com os especialistas, a privacidade para os demais dados dos usuários é garantida.