Em São Paulo, Ibaneis anuncia Cidade Inteligente e setor audiovisual
Governador eleito pretende digitalizar e desburocratizar serviços públicos, além de disponibilizar internet gratuita para a população
atualizado
Compartilhar notícia
O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta sexta-feira (23/11), em São Paulo, a criação do programa Cidade Inteligente em todo o Distrito Federal. O projeto consiste na disponibilização dos serviços públicos em plataformas digitais, inclusive por aplicativos de celular. Com isso, o emedebista reafirma uma de suas principais propostas feitas durante a campanha.
A ideia é nivelar a tecnologia do Distrito Federal com a de outras capitais do Brasil e do mundo. “O mundo todo tem trabalhado com o conceito de cidade inteligente, o que traz mais conforto e praticidade aos cidadãos na prestação de serviços públicos”, disse.
O projeto prevê ainda o fornecimento gratuito de internet em vários pontos do Distrito Federal, a partir do cadastramento em plataforma fornecida pelo governo local. O projeto se assemelha àqueles que funcionam em aeroportos em vários pontos do mundo.
O governador eleito espera que, devidamente instalado, o Cidade Inteligente facilite o acesso à prestação de serviços em áreas como a saúde – com marcação de consultas e exames, além de entrega de diagnósticos – até a educação, permitindo aos pais conferir, por exemplo, o resultado de provas, a frequência e outras atividades dos filhos.
Também será abrangida a área da segurança pública, com a instalação de mais câmeras de vigilância e até a interligação de redes particulares, formando um grande cerco inteligente em todos os pontos do DF.
O emedebista acredita que o projeto incentivará a instalação de startups e empresas do ramo de informática no Distrito Federal, criando empregos e gerando renda. “Isso já funciona em muitas cidades, inclusive no Brasil. Vamos buscar o que há de mais moderno para administrar o DF”, assegurou Ibaneis.
Setor audiovisual
Durante a visita a São Paulo, Ibaneis anunciou também a criação de um setor destinado exclusivamente para empresas ligadas ao sistema audiovisual. Nas proximidades do Centro Cultural Banco do Brasil, no Setor de Clubes Sul, o local seria ocupado por emissoras de televisão e produtoras de vídeo.
Atual presidente da Terracap, Júlio César Reis, que continuará no cargo no próximo governo, iniciou os estudos para a criação do novo setor na noite na quinta-feira (22).