metropoles.com

Em São Paulo, Ibaneis anuncia Cidade Inteligente e setor audiovisual

Governador eleito pretende digitalizar e desburocratizar serviços públicos, além de disponibilizar internet gratuita para a população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para Metropoles
Brasília (DF), 29/09/2018  – Evento: Campanha do candidato Ibaneis em Ceilandia-  Local Ceilandia  Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 29/09/2018 – Evento: Campanha do candidato Ibaneis em Ceilandia- Local Ceilandia Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Especial para Metropoles

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta sexta-feira (23/11), em São Paulo, a criação do programa Cidade Inteligente em todo o Distrito Federal. O projeto consiste na disponibilização dos serviços públicos em plataformas digitais, inclusive por aplicativos de celular. Com isso, o emedebista reafirma uma de suas principais propostas feitas durante a campanha.

A ideia é nivelar a tecnologia do Distrito Federal com a de outras capitais do Brasil e do mundo. “O mundo todo tem trabalhado com o conceito de cidade inteligente, o que traz mais conforto e praticidade aos cidadãos na prestação de serviços públicos”, disse.

O projeto prevê ainda o fornecimento gratuito de internet em vários pontos do Distrito Federal, a partir do cadastramento em plataforma fornecida pelo governo local. O projeto se assemelha àqueles que funcionam em aeroportos em vários pontos do mundo.

O governador eleito espera que, devidamente instalado, o Cidade Inteligente facilite o acesso à prestação de serviços em áreas como a saúde – com marcação de consultas e exames, além de entrega de diagnósticos – até a educação, permitindo aos pais conferir, por exemplo, o resultado de provas, a frequência e outras atividades dos filhos.

Também será abrangida a área da segurança pública, com a instalação de mais câmeras de vigilância e até a interligação de redes particulares, formando um grande cerco inteligente em todos os pontos do DF.

O emedebista acredita que o projeto incentivará a instalação de startups e empresas do ramo de informática no Distrito Federal, criando empregos e gerando renda. “Isso já funciona em muitas cidades, inclusive no Brasil. Vamos buscar o que há de mais moderno para administrar o DF”, assegurou Ibaneis.

Setor audiovisual
Durante a visita a São Paulo, Ibaneis anunciou também a criação de um setor destinado exclusivamente para empresas ligadas ao sistema audiovisual. Nas proximidades do Centro Cultural Banco do Brasil, no Setor de Clubes Sul, o local seria ocupado por emissoras de televisão e produtoras de vídeo.

Atual presidente da Terracap, Júlio César Reis, que continuará no cargo no próximo governo, iniciou os estudos para a criação do novo setor na noite na quinta-feira (22).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?