Em pleno racionamento, tarifa de água vai subir 3%
O reajuste vale a partir de 1º de junho e é maior que os 2,56% sugeridos pela Adasa
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio ao racionamento, que não tem data para acabar, a tarifa de água e esgoto ficará mais cara. A partir de 1º de junho, a conta vai ser reajustada em 3,1%. O índice foi autorizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e é maior que os 2,56% propostos pelo órgão durante audiência pública realizada no dia 11 de abril.
O percentual (2,56%) foi contestado pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), que pediu correção de 5%. Segundo a Adasa, o reajuste tarifário anual dos serviços públicos de saneamento básico faz parte do contrato de concessão da Caesb e tem o objetivo “de manter o equilíbrio financeiro da empresa”.
No dia 3/4, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) anulou a cobrança da tarifa extra nas contas de água. O juiz Jansen Fialho de Almeida, da 3ª Vara de Fazenda Pública do DF, julgou procedentes os pedidos da Defensoria Pública do DF (DPDF) e suspendeu a taxa. A determinação, no entanto, não é retroativa e não prevê o ressarcimento de valores pagos pelos consumidores.
Confira como ficará a tarifa com o aumento: