metropoles.com

Em pandemia, médicos são transferidos para área burocrática da Saúde no DF

Ordem de serviço assinada pelo subsecretário de Atenção Integral à Saúde também reduz jornada dos especialistas em 20 horas semanais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Pronto-socorro do Hran
1 de 1 Pronto-socorro do Hran - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

No mesmo dia em que unidades públicas de saúde atingiram a marca de 90% dos leitos ocupados por pacientes infectados pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal autorizou que especialistas deixassem a linha de frente do combate à pandemia para exercer atividades administrativas. A maior parte é médico e lotado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento da Covid-19 no DF.

De acordo com a pasta, não haverá prejuízos para os atendimentos na unidade. A ordem de serviço publicada no Diário Oficial (DODF) de quinta-feira (25/06) e assinada pelo novo subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Gustavo Bernardes, recruta os especialistas para integrarem um grupo de trabalho criado exclusivamente para apresentar, em até 180 dias, estudo sobre a reformulação da atribuições da referida subsecretaria.

Antes de assumir o posto, Bernardes foi diretor-geral do Hran, mas acabou exonerado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) após servidores da unidade terem sido filmados na sala de descanso, enquanto pacientes aguardavam o atendimento na emergência.

Confira a publicação do DODF: 

4 imagens
Hran foi higienizado contra novo coronavírus
1 de 4

Ordem de serviço autoriza remanejamento de nove profissionais da saúde para áreas administrativas

Reprodução DODF
2 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Hran foi higienizado contra novo coronavírus

Rafaela felicciano/Metrópoles
4 de 4

Metrópoles

 

“O grupo de trabalho se reunirá, ordinariamente, duas vezes por semana e em caráter extraordinário a critério do presidente. Os membros terão dispensa de carga horária de 20h semanais para realização das atividades, sem prejuízo do serviço de origem”, explica o texto publicado. Não haverá redução na remuneração atual dos escolhidos.

Hran

Pela nova decisão da pasta, participarão do grupo profissionais de diferentes áreas de atuação, a maior parte integrante dos quadros do Hran.

São eles: Ricardo de Souza Monteiro, do gabinete de crise do novo coronavírus do Hran; Mário Capp Neto, da unidade de cirurgia geral; Wellington Alves Epaminondas, urologista do hospital; o dentista Rodrigo José do Nascimento Ribeiro; o cirurgião Wendel dos Santos Furtado; o também cirurgião Adriano Guimarães Ibiapina, ex-superintendente da Região de Saúde Central; Paulo Henrique Ramos Feitosa, ex-diretor do Hran; o cirurgião Paulo Roberto Pereira de Assis; e o proctologista Joubert Fernandes Barbosas, ex-diretor de Engenharia Clínica de Equipamentos da Secretaria de Saúde.

Em nota, a pasta garantiu que “a transferência desses profissionais não acarretará nenhum prejuízo ao cenário atual, pelo contrário, pois eles são especialistas em suas respectivas áreas, e vão contribuir sobremaneira com sua experiência neste momento de pandemia”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?