Em operação, Polícia Civil resgata 55 galos utilizados em rinhas no DF
Os animais estavam em gaiolas estreitas, com pouca ventilação, sujas e que não atendiam às normas sanitárias
atualizado
Compartilhar notícia
![galo 3](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2020/10/15181102/galo-3.jpeg)
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 18ª Delegacia de Polícia, resgatou na tarde desta quinta-feira (15/10) 55 galos da raça “índio”, utilizados em rinhas. A apreensão ocorreu em uma chácara situada em Brazlândia e faz parte da Operação Gallus.
Alguns dos animais possuíam lesões na cabeça e no peito, o que, para a polícia, são comprovatórias das brigas às quais os bichos eram obrigados a participar.
Os galos estavam acondicionados em gaiolas estreitas, com pouca ventilação, sujas e que não atendiam às normas sanitárias.
Segundo os investigadores, os treinamentos pelos quais esses animais passam envolvem abusos físicos e ferimentos. Outra característica das rinhas é o uso de tambor, luvas e esporas nos galos para lhes conferir força e resistência em combate.
O tutor dos animais, um homem de 39 anos, está preso pelo crime de tráfico de drogas. Após a operação, acabou indiciado também por maus-tratos, estando sujeito a uma pena de detenção que varia de 3 meses a 1 ano, por animal abusado.