Em menos de 24h, professora da UnB perde o pai e a mãe para o coronavírus
O casal estava internado no Hospital Santa Maria, em Goiânia. Hyramnita tinha 87 anos e Lázaro faria 88 em agosto
atualizado
Compartilhar notícia
A professora da Universidade de Brasília (UnB) Liliane Macedo Machado, da Faculdade de Comunicação, perdeu os pais para o novo coronavírus em menos de 24 horas. A mãe, Hyramnita Macedo Machado, faleceu na noite dessa segunda-feira (19/07), em Goiânia (GO). O pai, Lázaro Machado Araújo, perdeu a luta para a doença na madrugada de domingo (18/07), também na capital goiana.
A Direção da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) publicou nota de pesar. “A Faculdade solidariza-se com a nossa querida professora Liliane Machado e família e, nesta ocasião, prestamos agradecimento público aos profissionais de saúde do Hospital Santa Maria, de Goiânia, que tudo fizeram para o propiciar o melhor atendimento a Dona Hyramnita, assim como o fizeram pelo seu esposo, Seu Lázaro”, diz o texto.
História de luta
Hyramnita, nascida em Hidrolândia (GO) no ano de 1933, teve que sair de casa ainda criança para cumprir o desejo dos pais de que ela pudesse estudar. Assim, fez os estudos no Colégio Santa Clara no bairro pioneiro de Campinas, Goiânia. Lá, fortaleceu seu convívio com o catolicismo, tendo sido, posteriormente, ministra da Eucaristia em Aruanã, Goiás.
Após os estudos em Goiânia, voltou para Hidrolândia quando tornou-se professora, fez concurso e trabalhou como escrivã de cartório. Em seguida, dedicou-se por muitos anos ao comércio, ao lado do esposo. Em Goiânia, o casal levou adiante o sonho de propiciar formação e estudos aos filhos. Era reconhecida pelo refinamento, doçura e sorriso contagiante. Hyramnita, aos 87 anos, deixa quatro filhos, cinco netos e inúmeros amigos.
Nascido em Hidrolândia (GO), Lázaro completaria 88 anos no próximo 23 de agosto. Empreendedor, foi pioneiro no Setor Coimbra, hoje bairro referência de Goiânia , com a Loja Ideal; atuou na região do Rio Araguaia. Lá, destacou-se pelo respeito à natureza e pelo zelo e responsabilidade com que dirigia todos os seus projetos.