Em meio a incêndios, DF registra dia mais quente do ano, com 34,7°C
Maior temperatura do ano até o momento foi registrada na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, na tarde dessa segunda-feira (16/9)
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou, nessa segunda-feira (16/9), o dia mais quente do ano até o momento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verificou que a temperatura máxima chegou a 34,7°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas. A umidade relativa do ar ficou em 14%.
Nas estações do Gama e do Paranoá, a temperatura foi de 34,4°C. O último recorde do ano havia sido registrado em 5 de setembro, quando os termômetros da capital federal marcaram 33°C na estação de Brazlândia.
A Estação Meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade relativa do ar mínima de 7%, em 3 de setembro. O indicador levou o Distrito Federal a viver o dia mais seco da história da capital do país.
Para esta terça-feira (17/9), há previsão de dia ensolarado, com névoa seca e poucas nuvens. A temperatura máxima pode atingir 35°C no período mais quente do dia, enquanto a umidade relativa do ar deve ficar entre 15% e 80%.
O meteorologista Heráclio Alves destacou que há pouquíssimas chances de chuva no DF nos próximos dias. A cidade de Brasília, por exemplo, está há 146 dias sem precipitação, e ainda não há previsão de quando a estiagem vai acabar. Além disso, o DF está sob alerta amarelo, de perigo potencial, devido à baixa umidade.
Incêndios
O incêndio que assola o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15/9) atingiu uma área de 2 mil hectares, segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Nessa segunda-feira (16/9), a Polícia Federal (PF) também abriu inquérito para apurar o que teria causado o incêndio no parque.