Incêndios atingem parques da Cidade e do Guará nesta quarta (12/9)
O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater pelo menos quatro focos de incêndio na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
Com clima quente e seco, o Corpo de Bombeiros está tendo trabalho para combater incêndios no Distrito Federal nesta quarta-feira (12/9). Por volta das 15h, os militares atuavam em pelo menos quatro focos.
Um deles no Parque Ecológico Ezechias Heringer, atrás do ParkShopping, na região administrativa do Guará. O outro abaixo do Clube Saia Velha, em Santa Maria, o terceiro na DF-001, após a área da Marinha, e o quarto no Parque da Cidade.
No Parque da Cidade, a área atingida é a dos pinheiros é ao lado do Bar Alpinus. As chamas consumiram 12 mil metros quadrados e foram controladas após três horas de trabalho dos bombeiros.
Já o incêndio no Parque Ecológico do Guará, atrás do SOF Sul, limpou 20 mil metros quadrados de vegetação. Os bombeiros usaram quatro viaturas e 22 militares nesta ocorrência. Ninguém se feriu.
Nessa terça-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 12% de umidade relativa do ar no Distrito Federal e emitiu alerta laranja. Segundo o comunicado, quando umidade varia entre 20% e 12%, gera risco moderado à saúde.
De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, a semana será quente e seca. Para esta quarta (12), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com névoa seca e temperatura mínima de 9ºC. A máxima pode chegar a 32ºC.
Fique atento à umidade:
Entre 21% e 30% (estado de atenção)
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% (estado de alerta)
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% (estado de emergência)
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc;
- Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de criança e hospitais.