Em greve, metrô circula com apenas 3 trens no aniversário de Brasília
Situação do transporte público do DF agrava-se neste feriado por causa da paralisação dos rodoviários da Viação Marechal
atualizado
Compartilhar notícia
O sistema metroviário do Distrito Federal opera, nesta quarta-feira (21/4), com apenas três trens. Em greve há três dias, os metroviários cumprem determinação de liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de, aos domingos e feriados, circular com 40% das composições.
Em nota, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que, apesar da redução na quantidade de trens, o sistema funciona, hoje, das 7h às 19h.
Nos últimos dois dias, as estações do metrô amanheceram lotadas, com diversas cenas de aglomeração em plena pandemia da Covid-19.
Apesar de a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ter feito readequação das linhas de ônibus na região oeste do DF, com reforço no número de viagens de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras, os rodoviários da Viação Marechal cruzaram os braços na manhã desta quarta-feira.
Reivindicação
Após assembleia que só terminou na madrugada de segunda-feira (19/4), a categoria optou por não aceitar a proposta da Metrô-DF e paralisou os trabalhos, mantendo apenas 60% dos trabalhadores em seus postos nos horários de pico e 40% no restante do dia.