Em disputa por OAB no DF, duas chapas se unem e Paulo Roque sai fortalecido
Em almoço nesta segunda-feira (5/10), o criminalista Bruno Espiñeira aderiu à campanha do Movimento OAB Independente
atualizado
Compartilhar notícia
O criminalista Bruno Espiñeira anunciou formalmente a adesão de seu grupo à campanha do pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal Paulo Roque. A decisão foi oficializada em almoço realizado nesta segunda-feira (05/10), no restaurante Carpe Diem.
Nos bastidores, a adesão já era esperada por opositores de Espiñeira. Segundo integrantes de outras chapas, a pré-candidatura do criminalista era uma tentativa de aumentar o capital político de seu grupo – o Movimento OAB Sem Abuso de Poder Econômico – para, em seguida, ter um papel de destaque em outra campanha.Segundo Espiñeira, a união de seu grupo ao Movimento OAB Independente, liderado por Roque, tem como objetivo fortalecer a oposição às duas outras chapas, vinculadas a gestões anteriores da OAB/DF.
“O lema de quem está no poder é o chamado ‘dividir para governar’. Quanto mais houver oposição diluída, melhor para a situação”, afirmou o criminalista. “O meu discurso e o do Paulo Roque se afinam muito em matéria de independência e na luta por uma OAB apartidária. A gente sabe que as outras duas chapas representam o velho.”
O advogado Juliano Costa Couto, do Movimento Você Pode Contar, é o pré-candidato do atual presidente, Ibaneis Rocha. Já Délio Lins e Silva Junior, do Movimento Muda OAB DF, é o herdeiro político do ex-presidente da OAB/DF Francisco Caputo.
O pré-candidato Paulo Roque comemorou o reforço. “Nosso movimento já estava crescendo muito, mas este é um grande passo político nesta eleição. Temos absoluta comunhão de propostas”, disse. Entre os compromissos firmados pelo grupo está o de gastar apenas R$ 65 mil ao longo de toda a campanha.
As inscrições das chapas começaram no dia 1° de outubro e vão até o dia 19 deste mês. Em seguida, os candidatos terão um mês de campanha até as eleições, previstas para o dia 16 de novembro.