Em dia de posse no Congresso, clima é de tranquilidade na Esplanada
Secretaria de Segurança Pública montou forte esquema policial por toda a Esplanada dos Ministérios para posse de parlamentares
atualizado
Compartilhar notícia
O Congresso Nacional tem intensa movimentação por conta das cerimônias de posse de deputados e senadores, nesta quarta-feira (1°/2), mas o clima do lado de fora é de tranquilidade. Um forte esquema de segurança pensado pelo governo local e federal está posicionado por toda a Esplanada dos Ministérios, como prevenção a qualquer intercorrência possível no dia em que todos os parlamentares estão nas Casas.
O acesso a veículos está proibido neste dia 1°, o que tem gerado alguns pontos de engarrafamento atrás dos anexos. Pelas vias centrais próximas ao Congresso, não há registros de manifestações, somente movimentação de pedestres.
Viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) e da Força Nacional cercam toda a Praça dos Três Poderes. A PM também mobiliza drones e dois helicópteros para sobrevoar o local.
As imagens são observadas no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que recebe hoje representantes da Polícia Federal, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros órgãos.
O esquema de segurança tem atenção especial em todo o país, principalmente porque a posse é um dos primeiros grandes eventos políticos desde a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro e o fim da intervenção federal no DF, no último dia 31.
Com a tranquilidade na região, militares da PM e dos Bombeiros aproveitam a sombra de paradas de ônibus e árvores para fugir do sol forte. Ambulantes usam a oportunidade da movimentação de pessoas de todo o país para vender artesanatos com obras de Brasília na entrada dos anexos da Câmara e do Senado.
Trânsito
A Esplanada dos Ministérios está fechada para o trânsito de veículos. O bloqueio começa a partir da via próxima à Rodoviária do Plano Piloto, que liga as vias N1 e S1 e segue, nas duas pistas, desse ponto até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), perto da L4 Sul.
Somente carros autorizados para o evento podem circular pela Esplanada. Os servidores dos órgãos da região poderão utilizar os estacionamentos das vias N2 e S2, que estarão liberados.
As vias N2 e S2 terão trânsito livre. A liberação das vias para o trânsito de veículos somente ocorrerá após avaliação técnica.
Posse
Os oito deputados federais eleitos pelo DF nas eleições de 2022 tomam posse nesta quarta-feira (1º/2), dia em que se iniciam os trabalhos da nova legislatura do Congresso Nacional. Três deles foram reeleitos: Bia Kicis (PL), Erika Kokay (PT) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos). Outros cinco são novatos na Casa: Fred Linhares (Republicanos), Rafael Prudente (MDB), Professor Reginaldo Veras (PV), Alberto Fraga (PL) e Gilvan Máximo (Republicanos).
O Distrito Federal terá uma nova senadora, a partir desta quarta-feira (1º/2). A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) assumirá o cargo no Senado, no lugar que antes era ocupado por Reguffe.