Em cerimônia fechada, corpo de dom José Freire Falcão será sepultado na Catedral de Brasília nesta 2ª
Cripta em que o religioso será enterrado estará aberta à visitação do público somente na quarta-feira (29/9)
atualizado
Compartilhar notícia
O sepultamento de dom José Freire Falcão acontecerá nesta segunda-feira (27/9), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios. O velório está marcado para começar às 13h e o sepultamento, às 15h. A cerimônia será fechada à família e ao clero.
Segundo a Arquidiocese de Brasília, o caixão estará lacrado, devido às restrições sanitárias impostas pela Covid-19. O sepultamento do arcebispo será na cripta da Catedral. O local ficará aberto ao público na quarta-feira (29/9), das 8h às 14h.
Haverá uma missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar. Dom Falcão será o terceiro bispo a ser sepultado no local, precedido de dom José Newton de Almeida Batista, primeiro arcebispo, e dom Francisco de Paula Vitor, que foi bispo auxiliar de Brasília.
Dom José Freire Falcão foi internado em 17 de setembro, após testar positivo para o novo coronavírus. Ele completaria 96 anos em outubro. “Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”, escreveu a Arquidiocese, em nota.
Luto
O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, nesta segunda-feira (27/9), nas redes sociais, uma nota, lamentando a morte de dom José Freire Falcão. O chefe do Executivo local relembrou a importância do arcebispo para Brasília e disse que a cidade perde “um de seus maiores guias religiosos”. O sacerdote, que estava internado no Hospital Santa Lúcia, da Asa Sul, faleceu às 22h40 desse domingo (26/9), por complicações causadas pela Covid-19. A informação foi divulgada pela Arquidiocese de Brasília, por meio das redes sociais.
Na publicação, Ibaneis relembrou a importância de dom José Freire Falcão para a Igreja Católica no DF. “À frente da Arquidiocese de Brasília por 20 anos, ele liderou várias obras pastorais, apoiando famílias carentes e foi o responsável pela criação de uma série de paróquias, fortalecendo a presença da Igreja Católica entre nós”, disse.
História
O cardeal dom José Freire Falcão foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 e 2004, quando se aposentou.
Sempre fiel ao lema episcopal, “In humilitate servire” (Servir na humildade), dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal.
O cardeal preparou a recepção ao papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Participou, em 2005, dos funerais de João Paulo II e do conclave que elegeu o papa Bento XVI.
O religioso nasceu em 1925, na cidade de Ereré (CE). Com a apoio e incentivo da família, desde cedo sonhou em ser sacerdote.
Leia a nota emitida pela Arquidiocese de Brasília:
“É com profundo pesar que a Arquidiocese de Brasília comunica que, aos 95 anos, o Cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, fez sua Páscoa, por complicações do COVID-19, no dia 26 setembro de 2021, às 22h40, no Hospital Santa Lúcia, Asa Sul.
O Cardeal foi internado no dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para o COVID-19. Na madrugada do dia 24 de setembro, Dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma intubação respiratória para dar um conforto maior à sua condição.
Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”.