Em cerca de 5 horas, DF registra 44% das chuvas esperadas para o mês
Volume previsto para fevereiro com base na média histórica é de 179,5mm. Entre 18h e 23h, o Inmet registrou 78,8mm
atualizado
Compartilhar notícia
Em pouco mais de cinco horas, o Distrito Federal registrou 78,8 mm de chuva. O valor, notificado na estação de Águas Emendadas entre 18h e 23h de sexta-feira (9/2), corresponde a 44% do total esperado para o mês de fevereiro.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Considerando os 10 primeiros dias, a capital do país ultrapassou o volume previsto para todo fevereiro: 179,5mm, com base na média histórica do período.
Alerta laranja
Na última madrugada, a temperatura mínima registrada na capital federal foi de 18°C. Ao longo do dia, ela pode alcançar os 27°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 95%.
O DF também está na lista de locais sob alerta laranja do Inmet. O aviso meteorológico, emitido pelo instituto às 10h deste sábado (10/2), valerá até o mesmo horário de domingo (10/2) e prevê registros de chuvas intensas. A estimativa de volume pluviométrico é de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de 60 a 100 quilômetros por hora.
Governo comenta
Após os estragos causados pelas chuvas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou que mobilizou uma força-tarefa para reparação da capital.
“Em apenas quatro horas, choveu quase metade do previsto para o mês de fevereiro no DF, por isso, desde a noite passada, mobilizamos uma força-tarefa que tem trabalhado para reparar os estragos causados pela chuva, limpar a rede de drenagem e remover árvores e entulhos”.
“Temos feito o possível para reduzir o impacto das chuvas no DF. É importante lembrarmos que em um único mandato isso não seria possível, mas estou comprometido em solucionar grande parte desses desafios”, completou.
Na manhã deste sábado (10/2), as ruas da Asa Norte amanheceram novamente alagadas em diferentes pontos. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) trabalham na desobstrução das vias que ficaram inundadas.
Confira imagens: