metropoles.com

Em carreata, pacientes e funcionários do ICDF pedem melhoria em atendimento

Instituto de Cardiologia fazia, em média, cinco cirurgias eletivas por dia, mas suspendeu o trabalho por falta de verba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Carreata em prol a normalização do atendimento aos transplantados do ICDF - Instituto de Cardiologia do Distrito Federal
1 de 1 Carreata em prol a normalização do atendimento aos transplantados do ICDF - Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Pacientes, funcionários e familiares de transplantados do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), realizam carreata, na manhã desta sexta-feira (30/10), em protesto aos problemas enfrentados pelo hospital ultimamente. A unidade vive crise financeira e está com as cirurgias eletivas suspensas desde agosto. Usuários relatam que consultas e exames foram cancelados por falta de recursos.

A concentração ocorreu no Estacionamento 3 do Parque da Cidade, às 7h. O grupo sairá em direção ao Eixo Monumental,  percorrendo toda a Esplanada, passando em frente ao Palácio do Planalto rumo ao Buriti, local onde fará a reivindicação ao Governo do DF.

Além de carros de som e balões, os manifestantes carregam faixas com os dizeres: “Juntos pelo ICDF”; “Pela normalização do atendimento aos transplantados”; e “Crianças e adultos sem fazer cirurgias”.

7 imagens
1 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 7

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 7

Igo Estrela/Metrópoles

O ICDF realizava, em média, cinco cirurgias eletivas por dia, mas suspendeu o trabalho por falta de dinheiro. No início deste mês, a crise do ICDF atingiu também colaboradores, que chegaram a ter atraso no pagamento de salários e benefícios, como vale-alimentação.

Giselle Melo é enfermeira do ICDF. Ela trabalha na unidade há 4 anos. “O nosso intuito com essa reinvindicação é para que o ICDF volte a funcionar. Queremos fazer cirurgias, cateterismo, marca-passo, cuidar dos nossos pacientes e salvar vidas. Tem muitas pessoas aguardando em fila e a gente está com salas e procedimentos parados. O único atendimento atualmente é o ambulatório e transplantes, mas queremos que tudo volte ao normal e possamos atender a população”, defendeu.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), João Cardoso, participou do ato.

“Estamos apoiando o movimento para que o GDF cumpra a sua missão e repasse a verba para que o ICDF tenha condições de cumprir o que tem no contrato de prestação de serviço. Estamos defendendo a sociedade que precisa do hospital. Hoje, o ICDF é o único hospital público que presta excelência em cardiologia. Se desmontar como a sociedade vai se beneficiar desse serviço que é obrigação do Estado?”, questionou o presidente do Sindate-DF.

Elaine Gomes, 43 anos, é transplantada cardíaca há cinco anos e disse que a luta é pela normalização dos atendimentos. “Eu já tive exames importantes desmarcados. Têm crianças precisando de cirurgias para viver e o cenário é de suspensão. Queremos ser vistos e ouvidos. Não pode ficar do jeito que tá. Estamos angustiados sem os atendimentos”, lamentou Elaine.

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), também foi ao local para apoiar o grupo. Segundo ele, uma reunião com o chefe da Casa Civil está agendada para tratar do assunto, na próxima terça-feira (3/11). “Entrei em contato com a Casa Civil e pedi para que eles ouvissem os pacientes. O governo irá recebê-los e ouvir as demandas, os problemas que estão ocorrendo no local”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?