metropoles.com

Em ato no DF, Lula critica fechamento do Teatro Nacional: “Descaso”

Pré-candidato voltou a prometer a recriação do Ministério da Cultura e disse que vai transformar Brasília em “comitê da cultura”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de ato público no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
1 de 1 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de ato público no Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Foto: null

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República, criticou o fechamento do Teatro Nacional Claúdio Santoro, em Brasília. Para o petista, manter o espaço desativado é reflexo do atual momento político, que classificou como de “descaso com a cultura”, e prometeu trabalhar pela reabertura do polo cultural. As declarações de Lula foram dadas durante evento no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, nesta terça-feira (12/7).

“Não é possível uma sociedade viver sem uma atividade cultural. Cada um de nós é um artista”, ponderou.

Em janeiro deste ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a retomada das obras no Teatro Nacional. Após ser impedida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, a continuidade da reforma foi autorizada em maio pelo TCDF, que autorizou o edital de licitação para contratar empresa que reformará o local.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) abriu nessa segunda-feira (11/7), os envelopes com a documentação e proposta técnica para licitação Concorrência nº 002/2022 a fim de contratar empresa ou consórcio que irá executar reforma.

“Comitê da cultura”

Ainda no evento, Lula prometeu que, se eleito, vai recriar o Ministério da Cultura e fortalecer as políticas para o setor. “Vamos transformar Brasília em um comitê da cultura para que ninguém ouse acabar com o Ministério da Cultura nunca mais”, frisou.

Lula subiu o Tom contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o atual mandatário é uma pessoa “desumana”. “É do mal, não tem compaixão. Não tem massa encefálica boa na sua cabeça”, disparou.

Segundo Lula, ele, se eleito, receberá o país em situação pior do que na passagem de faixa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O ato foi acompanhado por movimentos sociais e sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Políticos do Distrito Federal também estiveram no evento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?