metropoles.com

Em assembleia, metroviários decidem não entrar em greve nesta segunda

Categoria ameaçava paralisar as atividades, mas um acordo costurado pelo TRT-10 fez os ânimos se acalmarem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Manoela Albuquerque/Metrópoles
Assembleia
1 de 1 Assembleia - Foto: Manoela Albuquerque/Metrópoles

Em assembleia realizada na manhã deste sábado (22/9), em Águas Claras, os metroviários decidiram que não entrarão em greve. Parte da categoria defendia uma paralisação a partir desta segunda (24/9). Em nota, o sindicato que representa os trabalhadores informou que alguns itens da pauta serão tratados em negociação com o Ministério Público e que as propostas apresentadas receberam “os devidos esclarecimentos”.

A votação, que começou às 12h30, teve a participação de 215 filiados ao Sindmetrô-DF. Apenas duas pessoas votaram a favor da greve.

Em reunião realizada na sexta-feira (21/9) no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e o Sindicato dos Metroviários chegaram a um acordo inicial sobre as reivindicações da categoria. O entendimento foi crucial para evitar a paralisação do serviço.

O acordo foi selado após determinação do TRT-10, constante de ata, para que a recomposição salarial de 8,4106% seja incorporada aos salários dos metroviários já no mês de setembro. O percentual é referente ao INPC do período compreendendo abril de 2014 a março de 2015, previsto no Acordo Coletivo de Trabalho de 2015 e confirmado em sentença normativa do tribunal.

O percentual ainda não havia sido repassado aos trabalhadores. O não cumprimento da aplicação do reajuste por parte do Metrô-DF acarretará multa de R$ 100 mil por mês de atraso.

O diretor de relação sindical do Sindmetrô-DF, Israel Almeida, explicou aos trabalhadores que o acordo firmado só valeria caso não houvesse greve. Por haver um processo em tramitação em fase de contraditório, o movimento duraria pelo menos duas semanas. “O GDF ia ficar com a corda no pescoço. Houve um apelo pelo diálogo no TRT”, afirmou.

Acordo
No acordo, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Metrô-DF se comprometeram a enviar para a Câmara Legislativa, em até 10 dias, projeto de lei com proposta de alteração na Lei Orçamentária Anual 2018, para permitir a contratação dos últimos 16 concursados do certame de 2013.

A empresa afirma ter contratado 216 dos 232 candidatos aprovados. O Metrô ainda se comprometeu a apresentar, até 31 de outubro de 2018, proposta de estudo para futuras contratações de servidores já previstas no ACT 2015/2017, considerando a expansão do sistema, para que as partes possam prosseguir discutindo a questão do preenchimento dos empregos vagos.

Outro ponto acertado é que a empresa vai implementar, a partir de 15 de outubro, por um período experimental de 90 dias, a escala 3/2 para os empregados da área de segurança e de estação. Acordaram ainda que, até janeiro de 2019, a jornada de trabalho dos pilotos, a qual já é praticada pelos profissionais desde o ano de 2010, será formalizada por meio de alteração do contrato de trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?