metropoles.com

Em assalto, criminosos reconhecem conselheiro tutelar do DF e o espancam

Vítima teve o braço quebrado pelos bandidos enquanto saía de uma missa, em Santa Maria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Conselheiro agredido
1 de 1 Conselheiro agredido - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Um conselheiro tutelar de Santa Maria foi espancado após ser reconhecido por criminosos durante um assalto. O caso aconteceu na noite desse sábado (1º/8).

O servidor Gleison Walison de Sousa Silva (foto em destaque) foi abordado enquanto saía de uma missa na cidade para ir ao Santa Maria Shopping. Durante a ação, os assaltantes o identificaram e passaram a agredi-lo.

Ao Metrópoles, Gleison afirmou que os assaltantes ainda levaram seu celular. “Dois homens passaram por mim, me olharam e seguiram caminho. Mais na frente voltaram, me atacaram e levaram o celular. O estranho é que minha carteira com valores não foi levada”, explica.

Silva suspeita que o assalto tenha outras motivações. As agressões provocaram ferimentos graves no servidor, que aguarda por cirurgia no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

O profissional agredido é conhecido na região por sua atuação no Conselho Tutelar de Santa Maria Norte.

Uma ocorrência será registrada na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) para investigar o caso. Ninguém havia sido preso até a última atualização desta reportagem.

3 imagens
33ª Delegacia de Polícia
Gleison Walison de Sousa Silva
1 de 3

Caso foi registrado na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

33ª Delegacia de Polícia

Google Street View/Reprodução
3 de 3

Gleison Walison de Sousa Silva

Material cedido ao Metrópoles
Vulneráveis

O Metrópoles mostrou que os conselheiros têm sido alvo recorrentes de ameaça durante ocorrências em que atuam. Segundo a associação que representa a categoria, “todo servidor já presenciou ou sofreu algum tipo de agressão”

A categoria sempre estará em um papel de risco, pois lida com violadores de direito. A gente, quando faz a intervenção necessária, está submetido à questão da vulnerabilidade porque o violador fica enfurecido conosco. Estamos expostos, e essa exposição é inerente às próprias medidas emergenciais que realizamos”, explica Neliton Portuguêz, da Associação dos Conselheiros Tutelares do DF (ACT-DF).

Teletrabalho

Em função da crescente onda de violência, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) organizou uma reunião com representantes da Associação dos Conselheiros Tutelares para discutir melhorias nos procedimentos de segurança ofertados aos servidores.

Uma das providências anunciadas pela pasta é a adoção do regime de teletrabalho para os servidores que não se sentirem seguros durante o exercício de suas atividades.

Segundo a pasta, “todo conselheiro que solicitar teletrabalho terá o seu pedido atendido”. A Sejus planeja, também, criar uma portaria, em conjunto com a categoria, com medidas para garantir mais segurança aos profissionais em exercício.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?