metropoles.com

Em 24 horas, QG chegou a ter 310 veículos; a maioria de Mato Grosso

Relatório do interventor da segurança pública mostra registros de 310 veículos em um único dia em QG, sendo a maior parte de Mato Grosso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
Caminhão com bandeira do Brasil e faixa escrito Socorro FFAA - Metrópoles
1 de 1 Caminhão com bandeira do Brasil e faixa escrito Socorro FFAA - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Caminhões, ônibus, trailers, motorhomes e outros veículos ajudaram a fomentar as manifestações golpistas levando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) para o Quartel-General do Exército de Brasília. Segundo relatório elaborado pelo interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, em um dia, o QG chegou a contar com 310 veículos, sendo a maioria com placa de Mato Grosso.

Cappelli apresentou, nesta sexta-feira (27/1), o documento que detalha falhas operacionais em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em uma tentativa de golpe de Estado. Entre as provas, o texto destaca que o acampamento no quartel serviu para “organização, planejamento e ponto de apoio”.

“Ali tinha toda uma estrutura montada em uma verdadeira minicidade golpista, terrorista, montada em frente ao QG do Exército”, declarou. O relatório traz que o acampamento contou com a participação de “diversas caravanas de ônibus e de caminhoneiros”, principalmente vindos de outros estados.

“Em relação à participação de caminhoneiros, o primeiro comboio chegou no dia 6 de novembro de 2022, e os veículos foram alocados em espaços destinados pelos militares. Em 11 de novembro de 2022, foram contabilizados 310 veículos, dos quais 260 caminhões (84%), e 50 motor homes/trailer (16%).”

Desses, 162 eram de Mato Grosso, 47 de Goiás, 30 da Bahia e 24 do DF. Também havia veículos vindos do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Santa Catarina e Tocantins.

Sobre os ônibus, o auge do movimento ocorreu em 15 de novembro, quando foram contabilizados 95 no local.

“A permanência do acampamento na Praça dos Cristais no Setor Militar Urbano permitiu apoio logístico e local de concentração aos manifestantes que se deslocaram a Brasília para que as ações do dia 8 fossem desencadeadas, sendo verificada, desde o dia 7 de janeiro de 2023, a chegada de vários ônibus vindo de fora de Brasília, aumentando o quantitativo de pessoas consideravelmente no acampamento. […] Desde o fim de 2022, ocorreram ações planejadas com o intuito de desmobilização do acampamento, porém foram canceladas por fatores alheios às forças de segurança do Distrito Federal”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?