Eleitores do DF relatam filas e espera de até 3h para votação
Segundo o TRE, eleitores que chegarem antes das 17h terão o direito de votar assegurado, mesmo que aguardem mais um pouco ou peguem senhas
atualizado
Compartilhar notícia
Eleitores do Distrito Federal reclamam de filas e demora para votar, neste domingo (2/10), primeiro turno das eleições. Em um colégio da 402 Norte, onde juntaram duas seções eleitorais, a reportagem apurou que pessoas chegaram a aguardar quase três horas na fila, o que levou a desistências.
No Colégio Objetivo do Jardim Botânico, onde ficaram concentradas seções após mudanças definidas pelo TRE-DF, houve confusão. Há relatos de eleitores que levaram duas horas até a votação devido à grande demanda.
Situação semelhante ocorreu no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (foto em destaque), na 908 Sul. Lá, eleitores esperaram cerca de 2 horas para alcançar a urna eletrônica.
“Cheguei à escola e precisei enfrentar longa fila. Tive de esperar mais de 1h para conseguir votar. Para piorar, além da demora, o clima entre os eleitores está bem pesado”, disse a psicóloga Júlia Chauvet, 26 anos.
Eleitores que votam em Ceilândia enfrentam o mesmo problema. Ao Metrópoles Sérgio Parente Oliveira, 48, contou que sempre votou na Escola Classes 52, no P Sul. Neste ano, escolheu o horário do almoço por acreditar que o local estaria mais vazio, mas se surpreendeu com filas quilométricas, que chegavam a se misturar em determinado ponto.
De acordo com fiscais que trabalham para tirar dúvidas no local, a escola está cheia desde que abriu, às 8h.
O que diz o TRE-DF
O TRE informou à reportagem que “filas estão ocorrendo em todo o país e que as eleições estão acontecendo conforme o esperado”.
“Talvez as filas estejam grandes devido à vontade do brasileiro de votar. Não temos previsão exata de quando essas filas irão diminuir, porém, é assegurando aos eleitores que chegarem antes das 17h o direito de votar, mesmo que aguardem mais um pouco ou peguem senhas”, informou o órgão, via assessoria.