Eleitores acompanham apuração dos votos das eleições em bares do DF
Os brasilienses reuniram-se principalmente em estabelecimentos da Asa Norte, na noite deste domingo (2/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Para acompanhar a apuração dos votos do primeiro turno das Eleições 2022, os brasilienses se reuniram em bares do Distrito Federal, na noite deste domingo (2/10).
Na quadra 115 da Asa Norte, os apoiadores do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanharam a contagem dos votos no Armazén do Campo. O estabelecimento instalou um telão para transmitir a apuração.
Os eleitores vestiam roupas e adereços na cor vermelha e carregavam bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT). O servidor público Denis Rodrigues, 48, foi um dos apoiadores que se encontrou com amigos no local.
“É um momento de grande ansiedade. Estar com os amigos acaba sendo um grande conforto psicológico. Estou bastante nervoso. Acho que tem algo de torcida, ainda mais em ano de Copa. Mas é por um motivo mais sério e importante que nos reunimos”, comentou Denis.
Em outros bares da Asa Norte, localizados na quadra 411, dezenas de outros apoiadores de Lula também se encontraram para acompanhar o resultado, como é o caso de Denizar Dourado, 48 anos. O professor estava acompanhado da esposa e de um dos filhos.
“Eu costumo acompanhar a apuração com a família. Meu filho me convidou para virmos aqui. Estamos muito ansiosos com o resultado, apesar de toda a tensão que a polarização política gerou”, comentou o professor.
Quem também se reuniu com os amigos para celebrar o momento, no Bar do Mendes, foi a babá Alessandra Soares, 24 anos. “Acho que é um momento de celebração para que a gente consiga viver toda essa democracia, de celebrar e manifestar livremente apoio ao candidato de gostamos. Sabemos que infelizmente existe muita violência política, mas estamos em um lugar seguro para acompanhar nesse momento”, ressaltou.
No Sudoeste, apesar do pouco movimento no comércio, alguns eleitores usando camisas do Brasil foram para estabelecimentos da região ver a transmissão da apuração dos votos.
Para o médico Rodrigo do Carmo, 32 anos, o que motiva a acompanhar as eleições é a esperança de mudança. “A sociedade como um todo tem se mobilizado em torno da política visando mudar alguma coisa lá na frente. Vejo também um fortalecimento da democracia. Espero que o meu candidato ganhe, mas quem quer que seja eleito, gostaria que trabalhasse pelo Brasil”, ponderou.
Já no Cruzeiro, outra região conhecida pelos bares, o militar da reserva Ronaldo Pereira, 57 anos, estava acompanhado da família e dos amigos na Universidade da Cerveja. Segundo ele, o encontro do grupo é tradição.
“Há quatro anos atrás estávamos em Manaus esperando a apuração. Acho que o meu candidato vai ganhar e é saudável sair para comemorar. Com certeza nos reuniremos novamente no segundo turno”, comentou Ronaldo.
Esplanada
Dezenas de eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PL) reuniram-se, na noite deste domingo (2/10), em frente ao Congresso Nacional para acompanharem os resultados do primeiro turno das Eleições 2022. O atual presidente da República tenta reeleição.
Com bandeiras do Brasil e roupas nas cores verde e amarelo, os apoiadores circulavam pelo local gritando o nome do candidato e segurando faixas. Além disso, carros e caminhões participaram de uma breve carreata buzinando durante a travessia pela Esplanada dos Ministérios.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) interditou a via de acesso à Praça dos Três Poderes e acompanha a mobilização dos eleitores no local.