metropoles.com

Eleições no Entorno: veja os candidatos à Prefeitura de Águas Lindas

Novo prefeito enfrentará a alta demanda de saúde pública pela população de Águas Lindas e do Goiás, e os altos índices de violência

atualizado

Compartilhar notícia

abre_foto_Águas Lindas copiar
1 de 1 abre_foto_Águas Lindas copiar - Foto: null

Com 97,32% da população de Águas Lindas de Goiás sem contrato com operadoras de plano de saúde, o acesso é feito majoritariamente pela rede pública. A porcentagem está na Pesquisa Metropolitana por Amostras de Domicílios (PMAD) de 2020, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal.

O dado aponta uma alta demanda dos moradores do município com o Sistema Único de Saúde (SUS). Na terceira reportagem da série sobre as Eleições no Entorno, o Metrópoles apresentará os destaques da cidade e os candidatos que querem ganhar o voto dos eleitores. Confira aqui as matérias.

A gestão, contudo, tanto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mansões Odisseia quanto do Hospital Bom Jesus é feita por Organizações da Sociais contratadas pelo município. Em janeiro, o Metrópoles denunciou o atraso em pagamentos de profissionais que ficaram meses sem receber. Na época, a empresa contratada para prestar serviços disse que sofreu calote da organização social não podendo, então, arcar com o pagamento do mês,

No meio desse imbróglio, estavam a prefeitura e a população. O novo gestor terá de propor soluções em um cenário que já deixou registros de atritos entre os profissionais da área com pacientes.

5 imagens
1 de 5

TSE/Reprodução
2 de 5

TSE/Reprodução
3 de 5

TSE/Reprodução
4 de 5

TSE/Reprodução
5 de 5

TSE/Reprodução

No mês anterior à divulgação dos calotes, em dezembro de 2023, um médico foi espancado enquanto trabalhava na UPA. O profissional levou ao menos cinco socos de um acompanhante de paciente que morreu na unidade e responsabilizou o médico pelo óbito. Na época, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) se manifestou pedindo um ambiente “seguro e propício ao exercício pleno das atividades médicas”.

Outra preocupação do município é a segurança pública. Águas Lindas está entre as 150 cidades mais perigosas do país, de acordo com o Atlas da Violência divulgado neste ano. A taxa de homicídio é 27 assassinatos por 100 mil habitantes, o que equivale a 67 homicídios em um ano no município.

Postulantes

Águas Lindas tem cinco candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.

O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.

Doutor Klaus Pazlhaço (Psol) – 50
Vice: Kelly Benigno da Silva (Psol)

Doutor Lucas (União) – 44
Vice: Alessandra (Republicanos)

Juraci Tesoura de Ouro (PSD) – 55
Vice: Professora Alexsandra Do Iep (PSD)

Otávio Rodrigues (Pode) – 20
Vice: Geovanna Gomes (Novo)

Ribeirotullio (PSDB) – 45
Vice: Taekwondo Rodoviário (PT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?