Eleições no Entorno: veja candidatos de Santo Antônio do Descoberto
Novo prefeito terá que lidar com a demanda populacional de educação na rede pública de ensino e com baixa taxa de ocupação formal
atualizado
Compartilhar notícia
Com 99,3% dos estudantes de Santo Antônio do Descoberto com menos de 18 anos em escolas públicas, a preocupação com a rede ensino é um destaque para o município. A porcentagem está na Pesquisa Metropolitana por Amostras de Domicílios (PMAD) de 2020, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF).
A maior parte desses alunos estuda no próprio município. Na quinta reportagem da série sobre as Eleições no Entorno, o Metrópoles apresenta o perfil educacional de Santo Antônio, os destaques da cidade e os candidatos que querem ganhar o voto dos eleitores. Confira aqui as outras matérias.
A pesquisa também mostra que 61% das crianças de até 5 anos estão fora da escola. A pesquisa parte de um percentual de amostragem do território, com o recorte de 660 pessoas. Dentro da pauta de educação, os gestores também terão de filtrar os acertos e os erros do Plano Municipal de Educação, instituído em 2014, com validade de 10 anos.
O levantamento também apontou que quase metade da população com 25 anos ou mais tem o ensino fundamental incompleto. O número repercute diretamente nas oportunidades de emprego e na renda familiar. De acordo com o último censo geográfico, em 2022, apenas 10,35% da população está ocupada, e a renda média mensal dos trabalhadores é de 1,8 salários mínimos.
O número leva o município para as 100 cidades com a menor renda formal do estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, o município tem 72.127 habitantes.
O estudo feito pelo IPE-DF debruça ainda sobre os locais de trabalho dessa população e aponta que mais de um terço dos ocupados trabalham no Distrito Federal. Os novos gestores terão de lidar com uma população que depende do município para estudo e creches, mas que busca a renda em outras localidades.
O PMAD ainda aponta que mais da metade das casas não têm um automóvel, aparecendo em apenas 37,8% das residências. O número implica também em outra demanda populacional: a mobilidade.
Uma passagem de ônibus de Santo Antônio do Descoberto para o centro de Brasília, por exemplo, passa de R$ 10. O valor transforma em um gasto superior a R$ 20 diários em um trajeto que duas horas para aqueles que moram no município trabalham na capital do país.
Postulantes
Santo Antônio do Descoberto tem cinco candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.
O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.
Jessica do Premium (União) – 44
Vice: Alexandre de Jesus (MDB)
Luiz Lira (DC) – 27
José Otávio – 27
Meiranny Reis (PP) – 11
Mateus (Agir)
Pastora Silmar (PDT) – 12
VIce: Pastor Renato (PDT)
Professora Railda (PT) – 13
Alessandro Guerra (PT)