metropoles.com

Eleições no Entorno: conheça os candidatos à Prefeitura do Novo Gama

Prefeito eleito terá de enfrentar questões de saneamento básico, como o cumprimento da lei que obriga o fim dos lixões em munícipios do País

atualizado

Compartilhar notícia

abre_foto_Novo Gama copiar
1 de 1 abre_foto_Novo Gama copiar - Foto: null

Apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos ter estabelecido o fim de todos os lixões do país até 2 de agosto, a medida não é cumprida à risca pelos municípios brasileiros. No Novo Gama, por exemplo, o Ministério Público de Goiás (MPGO) ajuizou uma ação civil pública para que a cidade apresentasse a disposição adequada aos rejeitos.

O tema mexe com questões de meio ambiente e jurídicas que devem estar no radar da próxima gestão do município. Na quarta reportagem da série sobre as Eleições no Entorno, o Metrópoles apresenta as preocupações com saneamento básico, destaques da cidade e os candidatos que querem o voto dos eleitores. Confira aqui as outras matérias.

Ao longo do ano, a 1ª Promotoria de Justiça do Novo Gama elaborou tratativas com o poder municipal, instaurando procedimentos administrativos. Também houve reuniões com os gestores da cidade para a efetiva execução das obras de construção de aterro sanitário ou contratação de aterro privado, fechamento do lixão e implantação de coleta seletiva no local.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a massa de resíduos coletadas diariamente por habitante no Novo Gama é muito inferior à média goiana.

No município, são coletados apenas 280 gramas por pessoa em um dia. Já no estado, esse número é quase cinco vezes superior, passando de 1 quilo por habitante diariamente. Os dados foram coletados em 2022.

A disparidade com o estado não é apenas no descarte de lixo sólido. Apenas 44,71% da população total, cerca de 46.413 pessoas, têm acesso aos serviços de esgotamento sanitário. A média em Goiás é 73%.

3 imagens
1 de 3

TSE/ Reprodução
2 de 3

TSE/ Reprodução
3 de 3

TSE/ Reprodução

O levantamento aponta, ainda, que o Novo Gama gera 3.841,97 mil m³ de esgotos por ano. Desse volume só 36% é coletado e tratado. Isso significa que em 2022, foram despejados 2.430,85 mil m³ de esgotos na natureza sem tratamento.

Além do saneamento básico e do meio ambiente, o município terá de lidar com questão da segurança pública. Novo Gama está entre as 110 cidades mais perigosas do país, de acordo com o Atlas da Violência divulgado neste ano. A taxa de homicídio é 30 assassinatos por 100 mil habitantes, o que equivale a 32 homicídios em um ano no município.

Embora as dificuldades sejam muitas na cidade, o cargo conta com uma boa remuneração. Em abril, a Câmara Municipal do Novo Gama aprovou um projeto de lei do executivo com o aumento de 12,42% no salário do prefeito e do vice, de 43% de secretários municipais e de 27,4% de vereadores.

Com o reajuste, o pagamento saiu de R$ 19.710,95 do prefeito para R$ 22.160,00, ultrapassando os vencimentos dos prefeitos de várias capitais do país, como Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre. A remuneração só valerá para a próxima legislatura.

Postulantes

Luziânia tem três candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.

O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.

Carlinhos do Mangão (PL) – 22
Vice: Akalanto (Progressistas)

Iraquitan Palmares (PSTU) – 16
Vice: Wilson Rodrigues (PSTU)

Jerton Sodré (PSD) – 55
Vice: Christovam Machado (Solidariedade)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?