metropoles.com

Eleições no Entorno: conheça os candidatos à Prefeitura de Planaltina

Novos gestores terão de lidar com a mobilidade urbana em uma das cidades mais distantes do DF e que tem reajuste anual em tarifas de ônibus

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Foto preto e branco de fachada de prefeitura
1 de 1 Foto preto e branco de fachada de prefeitura - Foto: Arte/Metrópoles

A cidade de Planaltina-GO é um dos municípios do Entorno com a maior distância do Distrito Federal. Um ônibus que sai da rodoviária do município para o centro de Brasília percorre um trajeto de 66 km. Esse mesmo transporte cobra R$ 11,05 pelo percurso. O custo para uma pessoa que trabalha no DF, então, é de R$ 22 por dia de serviço, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Não são poucos trabalhadores que fazem esse trajeto diariamente. Na Pesquisa Metropolitana por Amostras de Domicílios (PMAD), do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), mais da metade da população da cidade goiana exerce atividades profissionais no Distrito Federal. A pesquisa por amostragem estima que, desses, 31,45% vão para o Plano Piloto.

A pesquisa também apontou que mais de 66% das pessoas não têm carro, e que 70% dos que trabalham no Plano Piloto fazem uso de transporte público. A alta demanda por ônibus mexe com os ânimos dos moradores do município e deve estar no radar da próxima gestão. Na oitava reportagem sobre Eleições no Entorno, o Metrópoles apresenta os destaques em Planaltina e os candidatos que querem ganhar os votos desse eleitorado.

5 imagens
1 de 5

TSE/Reprodução
2 de 5

TSE/Reprodução
3 de 5

TSE/Reprodução
4 de 5

TSE/Reprodução
5 de 5

TSE/Reprodução

Todos os anos a ANTT tem reajustado os valores das passagens. O último foi em fevereiro deste ano. Na ocasião, a prefeitura entrou na Justiça para tentar impedir que fossem aplicados os novos valores. O aumento é impopular para os moradores do município que em mais de uma vez organizaram protestos contra os aumentos.

Em 2022, por exemplo, manifestantes protestaram contra os valores, bloqueando trecho de rodovia com pneus queimados e galhos de árvores. No ano passado, não foi diferente. Quando foi anunciada uma nova tarifa, cidadãos organizaram protestos na sede de uma das empresas que fazem o transporte para o DF.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 105.031 pessoas no município. A renda média da população é de dois salários mínimos.

Um outro ponto que deve ser considerado pelos eleitores é o saneamento básico. O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2022, apontou que 16.924 habitantes não têm acesso à água e 18.135 estão sem esgoto.

Além desses dados, cerca de 30% dos moradores de Planaltina procuram o Distrito Federal quando vão usar o sistema de saúde.

Um outro tema que os eleitores devem ter em mente quando forem às urnas é a pauta anticorrupção. Em maio do ano passado, mensagens e Pix revelaram um esquema para o aniversário de 132 anos da cidade.

Empregados comissionados e de empresas terceirizadas cobraram irregularmente taxas de vendedores ambulantes pela ocupação do espaço público destinado às barracas para venda de bebidas e comidas na praça de alimentação do evento gratuito. Na época, a prefeitura abriu mão dessa cobrança, mas funcionários das secretarias de Cultura e Turismo e de Saúde teriam pedido uma quantia “por fora”.

A segurança pública também preocupa moradores, e Planaltina está entre as 150 cidades mais perigosas do Brasil, de acordo com o Atlas da Violências. O município tem uma taxa de 24,8 homicídios por 100 mil habitantes, o que corresponde a 26 assassinatos ocorridos em 2023.

Postulantes

Planaltina tem cinco candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.

O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.

Delegado Cristiomário (PP) – 11
Vice: Zezinho do Planalto

Denis Franco (PRD) – 25
Vice: Daniel Ricardo (PRD)

Eva Márcia (PT) – 13
Vice: João Ludugero (Solidariedade)

Ingrith Matias (Pode) – 20
Vice: Simone Freire (Pode)

Professor Zenilton (PSDB) – 45
Vice: Alcino Jovem Latas

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?