metropoles.com

Eleições no Entorno: conheça os candidatos à Prefeitura de Cristalina

Novos gestores vão ter lidar com a desigualdade em um dos municípios mais ricos em minérios e agricultura e apenas 26% da população ocupada

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
prefeitura – cristalina
1 de 1 prefeitura – cristalina - Foto: Arte/Metrópoles

Cristalina tem uma longa tradição na extração de minérios. A cidade se destacou no mapa do Brasil ainda no século 18, quando os bandeirantes encontraram jazigos de cristais no local. Atualmente, tem uma das maiores reservas de cristal do mundo, que chama a atenção nacional para o município.

No ano passado, integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participaram do evento “Governança e Mineração”, que foi sediado na câmara municipal de Cristalina. O evento foi promovido pelo Governo de Goiás, que tem observado o desenvolvimento em minérios do município. Em junho deste ano, o governo estadual concedeu à Cristalina o título de capital goiana dos cristais.

A quantidade de minérios movimenta parte da economia do município, com o garimpo desse minério, o artesanato e o turismo na região. Na sétima reportagem sobre Eleições no Entorno, o Metrópoles apresenta os destaques em Cristalina e os candidatos que querem ganhar os votos desse eleitorado.

2 imagens
1 de 2

Reprodução TSE
2 de 2

Reprodução TSE

Apesar de expressivo, não é a atividade mineradora a única forma de renda no município. Cristalina também representa a terceira cidade de goiás com o maior valor bruto em agropecuária e a 12ª do país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Apesar da riqueza que transita no maior território do Entorno, a média de rendimento dos trabalhadores formais é de 2,1 salários mínimos. Cristalina também só tem 26% da sua população ocupada formalmente, segundo o censo de 2022.

A prefeitura se vangloria de Cristalina ser o município que mais utiliza irrigação na América Latina para a produtividade de alho, batata e cebola, gerando mais de 8 mil empregos. Contudo, a água que vai para as lavouras não necessariamente chega às casas das pessoas.

O Instituto Água e Saneamento apontou que 15.304 habitantes não têm água, o que corresponde a cerca de 25% da população.

Cristalina conta com mais de 240 nascentes e rios, que têm mais de 630 pivôs capazes de captar água para distribuir em período de colheita.

Os temas como água, economia, saneamento e desigualdade devem estar no foco de eleitores do município que em outubro vão às urnas escolher seus representantes.

Postulantes

Cristalina tem apenas dois candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.

O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.

Dr. Luis Otávio (PL) – 22
Vice: Luciana Cândido (Republicanos)

Jean (MDB) – 15
Vice: Dr. Osório (PRD)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?