Eleições no Entorno: conheça os candidatos à Prefeitura de Alexânia
Novo gestor terá de lidar com a alta demanda na rede pública de ensino, com mais de 98% da população contando com escolas municipais
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 98,12% dos estudantes de Alexânia estudam no próprio município, no Entorno do Distrito Federal. Os dados são da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O levantamento foi feito com base em uma amostra de 660 habitantes da cidade.
O estudo apontou, ainda, que 72,58% dos estudantes frequentam escolas públicas e 27,42%, escolas particulares. O índice chama a atenção pela demanda em educação no município e deve estar na nova gestão.
Na décima reportagem sobre Eleições no Entorno, o Metrópoles apresenta os destaques em Alexânia e os candidatos que querem ganhar os votos desse eleitorado.
O estudo identificou que 65% das crianças de até cinco anos não estão na escola, o que indica crianças sem educação infantil nessa faixa etária em Alexânia.
O levantamento ainda revelou que 41,8% das pessoas com 25 anos ou mais com o ensino fundamental incompleto, o índice representa a maior parte do nível de escolaridade no município. Em segundo lugar, 25% apresentaram ensino médio completo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta apenas com quatro escolas de ensino médio e 25 de ensino fundamental.
Por outro lado, o município conta com 1.1137 matrículas de ensino médio e 3.872 de ensino fundamental.
Na área da saúde, Alexânia tem um dos maiores números de mortalidade infantil do entorno, com 17 mortes por mil nascidos vivos. O número faz com que o município esteja entre as 70, das 246, cidades de Goiás.
Postulantes
Alexânia tem oito candidatos à prefeitura, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As listas de todos os candidatos estão abaixo, com o nome e o número da urna.
O conteúdo poderá ser atualizado até 6 de outubro, dia do primeiro turno, caso haja mudança em alguma das chapas. A ordem em que os candidatos aparecem na lista abaixo é a mesma definida pelo TSE.
Alessandra Guimarães (PL) – 22
Vice: Marcilio (PL)
Doutor Kauenio (DC) – 27
Vice: Geni (DC)
Edmilson DIB (PDT) – 12
Vice: Djamla (PT)
Mateus Henrique (PP) – 11
Vice: Hedley Port
Matheus Ramos (União) – 44
Vice: Cida do Gelo
Sandro Pintor (PMB) – 35
Vice: Tiririca (PMB)
Sirlei Borges (Republicanos) – 10
Vice: Dr. Gilvan Tomazini
Warley Gouveia (Pode)
Vice: Naldim Magalhães (PRD)