Eleições na UnB: candidatas à Reitoria participam de último debate
Chapas encabeçadas por Olgamir Amancia Ferreira e Rozana Naves apresentaram propostas de melhorarias para a instituição de ensino
atualizado
Compartilhar notícia
As duas mulheres que concorrem ao segundo turno das eleições para a Reitoria da Universidade de Brasília participaram, nesta quarta-feira (28/8), do último debate para o mais alto cargo dentro da entidade. As chapas encabeçadas por Olgamir Amancia Ferreira e Rozana Naves apresentaram suas propostas para melhorar a instituição de ensino. O evento ocorreu no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, e foi mediado pela CEO do Metrópoles, Lilian Tahan.
O debate transcorreu em três blocos. No primeiro, as chapas tiveram cinco minuto para se apresentar, podendo ser dividido para as candidatas à Reitoria e à vice-reitoria. Foram duas perguntas para cada. No segundo bloco, perguntas da plateia foram sorteadas e direcionadas à cada chapa. Houve dois questionamentos, um para cada candidata.
O terceiro bloco contou com questionamentos de organizações representativas do dia a dia da UnB, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e a Associação dos Docentes da Universidades de Brasília (ADUnB). A mesma questão foi feita às duas chapas.
Em seguida, os candidatos tiveram cinco minutos para as considerações finais.
Rozana defendeu que os principais temas da campanha são: uma gestão democrática e participativa, e o compromisso com a justiça socioambiental. Olgamir destacou as ações da gestão atual que visam a sustentabilidade, como o uso de energia fotovoltaica e de coleta seletiva dentro dos campi.
Em clima tenso, os candidatos trocaram farpas durante o debate. Olgamir fez um apelo contra o uso de fake news, e foi apoiada pelos adversários que criticaram ataques pessoais. Rozana criticou a transparência nos recursos da Universidade de Brasília, ainda mais por meio de emendas parlamentares. Em resposta, Olgamir disse que todos os recursos estão em editais e não são mais tratadas como “balcão de negócios”, como, segundo ela aconteceu em outro momento.
As propostas e as discussões podem ser assistidas pelo canal do YouTube da UnB TV, que transmitiu o debate.
Votações
As votações do segundo turno vão ocorrer em 3 e 4 de setembro. Participam da votação, que será presencial, com voto paritário, docentes, estudantes e técnico-administrativos da Universidade de Brasília. O local de votação está disponível neste link: consultaunb.com
O resultado da eleição feita pela comunidade acadêmica da UnB será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele tem autonomia para escolher qualquer uma das três chapas, embora a tradição seja nomear a mais votada.
As chapas são:
Pensar e Fazer UnB (90)
Candidata a reitora: Olgamir Amancia Ferreira
Candidato a vice-reitor: Gustavo Adolfo Sierra Romero
As propostas da chapa podem ser lidas neste link: https://www.pensarefazer90.com.br/
UnB: Participar e Transformar (93)
Candidata a reitora: Rozana Naves
Candidato a vice-reitor: Márcio de Farias
As propostas da chapa podem ser lidas neste link: https://www.imagineunb.org
Perfis
Olgamir Amancia Ferreira é professora associada do curso de licenciatura em Ciências Naturais, no campus de Planaltina, e coordenadora do Projeto de Extensão e Ação Contínua Educação Ambiental no Parque Recreativo Sucupira. Ela atuou como secretária da Mulher do Distrito Federal durante o governo de Agnelo Queiroz (PT) e foi candidata a vice-governadora do DF nas eleições de 2022 pelo PCdoB, na chapa encabeçada por Leandro Grass (Rede).
Rozana Naves é professora e pesquisadora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP). Foi diretora do Instituto de Letras e atuou como decana de Administração, além de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística.