metropoles.com

Eleições municipais: 4 envolvidos em ataque virtual ao TSE viram réus

Grupo é acusado de obter dados sigilosos de servidores do TSE. Violação ocorreu em 2020 e eles responderão por associação criminosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Placa marrom que identifica o TSE, ao fundo. Em primeiro plano, desfocados, grades e cones de trânsito - Metrópoles
1 de 1 Placa marrom que identifica o TSE, ao fundo. Em primeiro plano, desfocados, grades e cones de trânsito - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Justiça Eleitoral aceitou a denúncia contra os envolvidos no ataque virtual ao sistema de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020. O grupo responderá por associação criminosa.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), além dos quatro réus, um adolescente participou do ataque.

Três integrantes do grupo também são réus pelos crimes de invasão de dispositivo informático; desenvolver ou introduzir programa capaz de alterar sistema de dados do serviço eleitoral; e corrupção de menores. Desses, dois respondem, ainda, pelo delito de promoção de desordem que prejudique os trabalhos eleitorais.

Eleições municipais

Ainda de acordo com a denúncia, a partir de outubro de 2020, o grupo invadiu o sistema do TSE, obteve dados sigilosos de servidores da Corte e divulgou as informações na internet. Além disso, em 15 de novembro, dia do primeiro turno de votação das eleições municipais, dois dos réus atuaram para dificultar o funcionamento do aplicativo e-Título e impedir a realização da justificativa por georreferenciamento.

O inquérito policial que investigou a atuação do grupo foi requisitado pelo ministro Luís Roberto Barroso, então presidente do TSE. Ao receber a denúncia, a Justiça Eleitoral retirou parcialmente o sigilo do processo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?