Eleições: 2022 é ano com mais candidatos à reeleição no DF desde 2006
De mais de 800 nomes do DF que irão às urnas em outubro, 30 buscam a retomada do mandato. A maioria tenta vaga na CLDF
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de 2022 ser o ano no Distrito Federal com menos candidatos concorrendo nas últimas três eleições, também é o ano em que há mais nomes em busca de uma reeleição desde 2006. Dos 851 aspirantes, 30 tentam o segundo mandato.
Em 2006, o número era de 36 candidatos à reeleição. Entre 2010 e 2018, o valor ficou abaixo de 30.
Para o pleito de outubro deste ano, a maioria que tenta a reeleição no DF é deputado distrital. Dos 24 que ocuparam a Câmara Legislativa (CLDF), 20 querem retornar. Veja os nomes:
Outros sete tentam se reeleger na Câmara dos Deputados. São eles: Bia Kicis (PL); Professor Israel (PSB); Wander Maciel (PSC); Andréia Moura (PSDB); Leandro Nardy (PSDB); Erika Kokay (PT); e Julio Cesar (Republicanos).
Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Além deles, o governador Ibaneis Rocha (MDB) é candidato à reeleição, e Luiz Osvaldo Pastore (MDB) tenta se reeleger como suplente no Senado Federal.
Eleições
O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Um eventual segundo turno, se ocorrer, será realizado no dia 30 do mesmo mês.
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação (CNH) ou certificado de reservista. Leve também o título de eleitor. Se preferir, baixe e instale o aplicativo e-Título, disponível na Google Play Store e Apple Store.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você pode fazer a consulta! Em “consulta por nome”, preencha com seu número de CPF ou nome e dados pessoais. Essas informações também ficam disponíveis no aplicativo e-Título