Verdadeiro: Flávia Arruda votou a favor da prisão de Daniel Silveira
A informação começou a circular nas redes sociais a uma semana das eleições de 2022. Flávia Arruda é candidata ao Senado pelo DF
atualizado
Compartilhar notícia
É verdadeira a informação de que Flávia Arruda (PL) votou a favor da manutenção da prisão de Daniel Silveira após ofensas ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada nas redes sociais a uma semana das eleições de 2022.
Flávia Arruda é candidata ao Senado pelo DF e foi eleita, em 2018, como deputada federal para a bancada de Brasília. A publicação que afirma que ela votou a favor da prisão de Silveira foi feita em 26 de setembro. O perfil responsável pelo conteúdo tem mais 3 mil seguidores.
Na postagem, há a mensagem: “Vote 100, Damares pro Senado DF”. Além disso, há uma imagem em que Flávia é chamada de traíra e com a afirmação de que ela votou a favor da prisão de Silveira.
Como verificamos
O V ou F buscou no portal da Câmara dos Deputados a relação de como cada parlamentar votou no caso. Daniel Silveira (PSL-RJ) é um deputado bolsonarista que foi preso em flagrante, sob alegação de crime inafiançável, após publicar vídeo no qual ataca os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O caso foi analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados. O placar ficou em 364 votos a favor de o parlamentar bolsonarista permanecer preso, 130 votos contrários e 3 abstenções. No caso de Flávia Arruda, a parlamentar votou a favor da manutenção da prisão.
A reportagem também buscou a assessoria da candidata para checar a informação. A equipe de Flávia informou que o posicionamento adotado pela parlamentar em relação ao caso seguiu a orientação do presidente do partido.
Considerando a confirmação por meio da Câmara e da assessoria de Flávia, é verdadeira a informação de que ela votou a favor da manutenção da prisão de Daniel Silveira.
Por que checamos?
O V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.
Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF
Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.
Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.
Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.