metropoles.com

TRE suspende inserção de Grass e Lula por petista falar além do tempo

Segundo a Corte do DF, o candidato à Presidência usou 100% do tempo da propaganda, e o permitido é até 25%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Lula tira selfie com o pré-candidato e deputado distrital Leandro Grasss, no acampamento indígena Terra Livre. Ambos sorriem - Metrópoles
1 de 1 Lula tira selfie com o pré-candidato e deputado distrital Leandro Grasss, no acampamento indígena Terra Livre. Ambos sorriem - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou a suspensão de uma propaganda eleitoral de Leandro Grass, candidato ao Governo do DF (GDF) pela federação PT-PV-PCdoB. O concorrente do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece na peça de campanha e, segundo a Corte, o petista só poderia falar por até 25% do tempo.

A propaganda em questão foi veiculada nas emissoras de tevê em 12 de setembro. A representação denunciando a irregularidade foi apresentada pela coligação Unidos pelo DF, que tem o atual governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) como cabeça de chapa.

Na propaganda, Lula aparece dizendo: “Meus amigos e minhas amigas, o Distrito Federal não pode ficar de fora do grande esforço de reconstrução do Brasil. Por isso, o professor e deputado Leandro Grass é o meu candidato ao governo. Leandro é brasiliense, conhece muito bem o Plano Piloto e todas as cidades do DF. Pode estar certo: comigo na Presidência e Leandro Grass no governo, o Brasil e o Distrito Federal vão ser felizes de novo. Por isso, vote Leandro Grass governador.”

Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

A decisão do TRE-DF foi publicada nesta sexta-feira (16/9). “Portanto, ao utilizar de 100% do tempo da inserção com o depoimento de apoiador, o candidato ultrapassou em muito o limite previsto na legislação, que é, como se destacou, 25% do tempo”, escreveu o desembargador eleitoral Fabrício Bezerra.

Procurada, a equipe de Grass informou, por meio de nota, que, dessa vez, a coligação de Ibaneis “tem razão”. “Desta vez o batalhão de advogados de Ibaneis até tem razão: deixamos o Lula dando apoio ao Leandro além do tempo permitido. Era tão boa a fala que nem percebemos isso. Pedimos desculpas e não iremos repetir o erro”, diz o texto.

Propagandas irregulares

Até a noite desta quinta-feira (15/9), os candidatos ao Palácio do Buriti entraram com 29 representações no TRE-DF por propaganda irregular. O levantamento realizado pelo Metrópoles considera os seis candidatos que estão à frente nas mais recentes pesquisas eleitorais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?