TRE suspende inserção de Grass e Lula por petista falar além do tempo
Segundo a Corte do DF, o candidato à Presidência usou 100% do tempo da propaganda, e o permitido é até 25%
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou a suspensão de uma propaganda eleitoral de Leandro Grass, candidato ao Governo do DF (GDF) pela federação PT-PV-PCdoB. O concorrente do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece na peça de campanha e, segundo a Corte, o petista só poderia falar por até 25% do tempo.
A propaganda em questão foi veiculada nas emissoras de tevê em 12 de setembro. A representação denunciando a irregularidade foi apresentada pela coligação Unidos pelo DF, que tem o atual governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) como cabeça de chapa.
Na propaganda, Lula aparece dizendo: “Meus amigos e minhas amigas, o Distrito Federal não pode ficar de fora do grande esforço de reconstrução do Brasil. Por isso, o professor e deputado Leandro Grass é o meu candidato ao governo. Leandro é brasiliense, conhece muito bem o Plano Piloto e todas as cidades do DF. Pode estar certo: comigo na Presidência e Leandro Grass no governo, o Brasil e o Distrito Federal vão ser felizes de novo. Por isso, vote Leandro Grass governador.”
Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
A decisão do TRE-DF foi publicada nesta sexta-feira (16/9). “Portanto, ao utilizar de 100% do tempo da inserção com o depoimento de apoiador, o candidato ultrapassou em muito o limite previsto na legislação, que é, como se destacou, 25% do tempo”, escreveu o desembargador eleitoral Fabrício Bezerra.
Procurada, a equipe de Grass informou, por meio de nota, que, dessa vez, a coligação de Ibaneis “tem razão”. “Desta vez o batalhão de advogados de Ibaneis até tem razão: deixamos o Lula dando apoio ao Leandro além do tempo permitido. Era tão boa a fala que nem percebemos isso. Pedimos desculpas e não iremos repetir o erro”, diz o texto.
Propagandas irregulares
Até a noite desta quinta-feira (15/9), os candidatos ao Palácio do Buriti entraram com 29 representações no TRE-DF por propaganda irregular. O levantamento realizado pelo Metrópoles considera os seis candidatos que estão à frente nas mais recentes pesquisas eleitorais.