Eleições já terminaram em 15 países, segundo TRE-DF
Apesar da sinalização de demora na Holanda, não há registros de outras ocorrências ou de tumulto durante eleições brasileiras no exterior
atualizado
Compartilhar notícia
Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo (30/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou balanço de países que encerram a votação no exterior. Ao menos, 697 mil brasileiros estão aptos a votar em 102 países.
São eles: Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Filipinas, Malásia, Singapura, Taiwan, Indonésia, Tailândia, Vietnam, Índia, Nepal e Omã.
“Pela primeira vez, temos equipes da Justiça Eleitoral acompanhando as eleições na Europa. Temos notícias de alguns acontecimentos sem gravidade nenhuma em alguns países. Filas, atualmente, estamos enfrentando em Amsterdam de mais ou menos uma hora”, destacou o diretor do TRE-DF Eduardo de Castro.
Apesar da sinalização de demora na Holanda, não há registros de outras ocorrências ou de tumulto durante o pleito. Não foi divulgado o número de urnas quebradas no exterior.
Eleitores brasileiros que moram no exterior só votam para presidente. O resultado oficial da apuração no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral após as 17h (horário de Brasília), quando termina o pleito de 2022.
O segundo turno teve início oficialmente no sábado (29/10), em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16h à frente do Brasil.
A partir das 19h, começaram a votar os eleitores residentes na Austrália. Em seguida, vieram os do Japão e da Coreia do Sul. Também por causa do fuso horário, os últimos eleitores brasileiros no exterior começarão a votar a partir das 12h de domingo. São os que residem em San Francisco (EUA), Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá).
Confira como ocorreram as eleições no exterior:
Eleições 2022
Os brasileiros vão às urnas neste domingo (30/10) para o segundo turno das eleições presidenciais. Além da disputa pelo cargo de chefe do Executivo federal, estão em jogo os comandos de 12 governos estaduais que não foram escolhidos em primeiro turno.
Os 156,4 milhões de eleitores aptos poderão votar entre 8h e 17h. Neste ano, todos os estados seguirão o horário de Brasília, o que vai impactar o planejamento de moradores do Acre e do Amazonas, que estão em fusos horários diferentes.
Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto, mesmo que vencido. Pode ser passaporte, Carteira de Identidade, de Motorista, de Reservista, de Trabalho e carteira de categoria profissional reconhecida por lei, como a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).