TRE-DF recebeu 250 denúncias eleitorais relativas ao 2º turno
As principais denúncias são relativas a propaganda eleitoral irregular. As ocorrências foram registradas no Sistema Pardal, do TRE
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu 250 denúncias eleitorais relativas ao segundo turno das eleições de 2022. As ocorrências foram registradas no Sistema Pardal entre os dias 3 e 26 de outubro.
Segundo o balanço divulgado pela Corte nesta quarta-feira (26/10), 177 denúncias foram baixadas no Pardal e enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Outras 60 denúncias estão em análise pela equipe de fiscalização.
Mais 13 estão pendentes de documentação. Nesses casos, se o denunciante não enviar a complementação em 24h, as denúncias serão baixadas automaticamente pelo próprio sistema.
As principais ocorrências relatadas nas denúncias são: propaganda na internet com divulgação de fake news; uso de bem público para realização de propaganda eleitoral; carro de som com propaganda eleitoral sem carreata/passeata; propaganda eleitoral em propriedade particular mas fora das especificações da legislação eleitoral; e em relação a impressos com propaganda eleitoral negativa de candidato adversário.