Saiba como será o debate do Metrópoles com candidatos ao Senado no DF
O debate com os quatro candidatos ao Senado mais bem avaliados no DF ocorrerá nesta quinta-feira (22/9), às 18h
atualizado
Compartilhar notícia
O debate do Metrópoles com candidatos ao Senado no Distrito Federal será transmitido ao vivo nesta quinta-feira (22/9), a partir das 18h, no canal do portal no YouTube.
Foram convidados os quatro postulantes mais bem avaliados na pesquisa de intenção de voto Metrópoles/Ideia divulgada na segunda-feira (19/9). Flávia Arruda (PL), Damares Alves (Republicanos), Rosilene Corrêa (PT) e Joe Valle (PDT) confirmaram presença.
O debate será dividido entre apresentação, três blocos e encerramento. No primeiro momento, os candidatos vão se apresentar e, em seguida, direcionar perguntas para adversários. Depois, os candidatos responderão aos questionamentos de jornalistas do Metrópoles. Os candidatos voltam a perguntar entre si e, posteriormente, farão as considerações finais.
Pesquisa Metrópoles/Ideia: veja intenção de voto para o Senado no DF
Veja o perfil dos candidatos:
Damares Alves (Republicanos)
Damares Alves, 58, nasceu no Paraná, em 1964, e ainda criança, mudou-se para o Nordeste. Ela é advogada, educadora e pastora evangélica.
Em 1980, ajudou a fundar o Comitê Estadual do Movimento Nacional Meninas e Meninos de Rua, em Aracaju (SE). Em Brasília há 25 anos, fundou movimentos pró-vida e pró-família, e atuou como assessora parlamentar.
Entre janeiro de 2019 e abril de 2022, Damares ocupou o cargo de ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é aliada.
Flávia Arruda (PL)
Flávia Arruda nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, em 21 de janeiro de 1980. Ela é formada em educação física e em direito.
Nas eleições de 2018, Flávia Arruda foi a mais votada na disputa pelas oito vagas do DF na Câmara dos Deputados. É a primeira vez que a brasiliense, casada com o ex-governador José Roberto Arruda (PL), ocupa cargo eletivo.
Flávia estreou na política em 2014, como candidata a vice-governadora na conturbada chapa de Jofran Frejat, político que morreu em 2020. Na gestão de Jair Bolsonaro, atuou como ministra.
Joe Valle (PDT)
Joe Valle é formado em engenharia florestal e é proprietário da Fazenda Malunga, que produz alimentos orgânicos.
Joe atuou como secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele foi eleito deputado distrital para o primeiro mandato em 2010, quando recebeu 13 mil votos.
Como parlamentar, criou e presidiu a Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF. Ele foi eleito para o segundo mandato em 2014 e atuou como presidente da Câmara Legislativa entre 2017 e 2018.
Rosilene Corrêa (PT)
Rosilene Corrêa nasceu em Petrolina de Goiás. Cursou magistério e fez graduação em pedagogia. Em 1982, assumiu cargo de professora da rede pública de ensino de Goiás.
Em 1992, a professora mudou-se para Taguatinga e foi aprovada no concurso da Secretaria de Educação do DF. Atuou como diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Filiada ao PT, Rosilene é a candidata do ex-presidente Lula no DF. É a primeira vez que ela disputa um cargo eletivo.