Sabatina Metrópoles: Izalci defende maior investimento em tecnologia
Candidato ao GDF pelo PSDB participou da sabatina do Metrópoles nesta segunda (26/9). Durante 30 minutos, ele falou sobre propostas
atualizado
Compartilhar notícia
Izalci Lucas (PSDB), candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) pela coligação Para Cuidar das Pessoas — que conta com o PSDB, Cidadania e PRTB — participou da sabatina do Metrópoles nesta segunda-feira (26/9). Durante 30 minutos, ele falou sobre as propostas caso seja eleito como novo chefe do Executivo local.
O postulante ao Palácio do Buriti defendeu, durante todo a entrevista, a ideia da “Brasília Digital”. Segundo ele, a capital federal não tem investimento em tecnologia.
“Não temos uma política de Estado. Já estamos no quinto secretário de Educação, sétimo da Saúde, sexto de Desenvolvimento Econômico. Temos que colocar tudo digital. O cidadão tem que ter tudo na mão”, disse.
O candidato afirmou que os problemas na saúde e na educação pública podem ser solucionados com tecnologia. “Eu acho que as questões da saúde se resolvem com transparência, com um governo digital. As pessoas não têm que sair de casa para fazer uma consulta, basta apertar um botão. Vamos investir na atenção primaria. E Educação. Quando fui secretário, não tínhamos nenhuma escola técnica em Brasília. Nós trouxemos as escolas técnicas”, completou.
Ainda sobre a Saúde pública, Izalci defendeu um mutirão de cirurgias para redução das filas.
Candidatura e relação com poderes
Questionado sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que derrubou liminar que suspendia os efeitos da sua condenação por peculato, Izalci comemorou que a medida não o impediu de ser candidato, pois o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) aceitou a candidatura do tucano. “Não acharam computador nenhum porque não tinha. Foi uma foto. A Justiça já reconheceu que somos candidatos e vamos ganhar a eleição”, disse.
Em relação ao apoio a algum presidenciável, Izalci revelou que pretende não se posicionar publicamente antes do primeiro turno, apesar de Simone Tebet (MDB) ser o nome apoiado pelo PSDB. “Tenho uma posição muito crítica ao governo PT. A gente aguarda que alguém apresente uma solução. Não vou me posicionar publicamente no primeiro turno.”
O tucano também teceu comentários sobre os adversários que concorrem ao GDF. Além de falar da “falta de experiência” dos colegas, Izalci falou especificamente sobre Paulo Octávio (PSD). “Quem garante que não vai renunciar de novo? Os outros candidatos não têm experiência. Você tem que se preparar, foi o que eu fiz”, declarou.
Mobilidade
Entre as propostas para o Transporte público no DF, o candidato explicou que pretende mudar a licitação dos ônibus e investir em tecnologia. “Temos que prestigiar o transporte coletivo. Temos que fazer um novo edital para tirar as empresas que estão hoje gerindo os ônibus. Primeiro nos ônibus, mas também investir no VLT, no metrô, nos carros elétricos.”
“Tem que valorizar o transporte coletivo de longa distância, mas permitir que se tenha integração, com passagem única, para que a pessoa não fique 6 h por dia dentro de um transporte”, completou.
Veja a sabatina completa: