Presidente do TRE-DF acompanha emissão de zerésima na capital federal
Ato ocorreu às 7h deste domingo (2/10) na seção da Escola Canadense de Brasília. Documento atesta que não há registro de voto na urna
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, acompanhou, às 7h deste domingo (2/10), a emissão da zerésima em uma seção da Escola Canadense de Brasília, no Sudoeste. A unidade também inaugura o projeto-piloto de teste de integridade com coleta de biometria.
“Provar que a urna eletrônica é autêntica, figura eficiente e confiável, que não admite fraude. Então, esse é o objetivo desse teste”, afirmou Belinati.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF), Délio Lins e Silva, também esteve presente durante o ato.
A zerésima é o documento oficial que atesta que não há nenhum voto registrado na urna eletrônica. O resumo do documento é afixado na porta dos locais de votação e tem como objetivo dar ampla publicidade à lisura do processo eleitoral.
Às 10h, o presidente do TRE irá realizar uma coletiva de imprensa, onde divulgará um balanço sobre as eleições na capital federal.
Por volta do meio dia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, irá acompanhar o projeto-piloto de biometria. Ele ocorrerá em duas etapas, uma na Escola Canadense, com seis urnas, e outra na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com 14 urnas. “Os próprios eleitores vão participar do teste de biometria”, completou Belinati.
Nesse sábado (1º/10), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), verificou as assinaturas do sistema de totalização dos votos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, não se identificou nenhum problema durante as operações. Toda a checagem foi acompanhada por representantes de diversas entidades. Também foi impressa pelo TSE a “zerésima” do sistema de totalização.