Por unanimidade, TRE-DF barra candidatura de Benício Tavares
Ex-deputado distrital tem condenação por desvios de recursos da Associação dos Deficientes Físicos de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) indeferiu a candidatura de Benício Tavares (MDB) e o tirou da disputa à Câmara Legislativa, nesta sexta-feira (9/9). Benício foi o deputado distrital com o maior número de mandatos consecutivos na Casa e tentava nova eleição, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação.
Segundo avaliação do MPE, a suspensão dos direitos políticos deve ser cumprida por oito anos após o cumprimento de todas as penas pelas quais ele foi condenado. O órgão cita que Benício tem sentença condenatória definitiva protocolada pela 2ª Vara Cível de Sobradinho por “prática dolosa de ato de improbidade administrativa que importou lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito”.
Ele havia sido condenado por desvios de recursos da Associação dos Deficientes Físicos de Brasília (ADFB). Um tesoureiro da entidade promoveu a compra de bens destinados à reforma de um imóvel particular de Benício Tavares, segundo consta no processo.
No julgamento do TRE nesta sexta, o Tribunal seguiu o voto da relatora, a desembargadora Eleitoral Nilsoni de Freitas, e por unanimidade, indeferindo o registro de candidatura de Benício.