Metrópoles/Ideia: maioria dos eleitores do DF está interessada nas eleições deste ano
O levantamento aponta que 24% dos entrevistados demonstram pouco interesse no resultado das urnas. Outros 5,5% afirmaram que não vão votar
atualizado
Compartilhar notícia
A maioria dos eleitores do Distrito Federal está interessada no processo que vai escolher, em outubro, quem ocupará a Presidência da República, o Governo do Distrito Federal, o Senado, a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa (CLDF).
De acordo com a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, a maior parte dos entrevistados reconheceu a importância do processo democrático deste ano. Somados os muito interessados (29,2%) e os interessados (41,3%), um total de 70,5% dos participantes devem acompanhar as movimentações políticas até o mês de outubro com bastante atenção.
O mesmo levantamento destaca que 24% dos ouvidos demonstram pouco interesse sobre o processo eleitoral. Outros 5,5% não querem votar no próximo pleito.
O levantamento é o primeiro de uma série de sondagens encomendadas pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Segundo o presidente do Instituto Ideia e professor de estatística da Universidade George Washington, Maurício Moura, o posicionamento dos eleitores este ano difere do verificado em disputas anteriores.
“Esse interesse não dialoga com o histórico político da democracia do nosso país. Esta é uma eleição com maior grau de antecipação”, afirmou o especialista, reforçando que as pessoas têm definido em quem votar com bastante antecedência.
Para o professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) David Verge Fleischer, o entusiasmo do cidadão brasiliense por escolher seus representantes é resultado das mudanças de cenários que vêm ocorrendo.
“É um processo geral e que tem acontecido nos últimos anos. Se você voltar a 2018 e 2014, o interesse pelas eleições também era muito alto. Isso acontece porque a política tem se mantido nas manchetes”, avaliou.
Pesquisa
As sondagens estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-04114/2022 e DF-09593/2022. Entre os dias 11 e 16 de maio de 2022, foram entrevistadas 1,2 mil pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do DF.
A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.