metropoles.com

Metrópoles/Ideia: maioria dos eleitores do DF está interessada nas eleições deste ano

O levantamento aponta que 24% dos entrevistados demonstram pouco interesse no resultado das urnas. Outros 5,5% afirmaram que não vão votar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministros acompanham a apuração dos votos em frente ao telão montado no TSE eleicoes 2020
1 de 1 Ministros acompanham a apuração dos votos em frente ao telão montado no TSE eleicoes 2020 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A maioria dos eleitores do Distrito Federal está interessada no processo que vai escolher, em outubro, quem ocupará a Presidência da República, o Governo do Distrito Federal, o Senado, a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa (CLDF).

De acordo com a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, a maior parte dos entrevistados reconheceu a importância do processo democrático deste ano. Somados os muito interessados (29,2%) e os interessados (41,3%), um total de 70,5% dos participantes devem acompanhar as movimentações políticas até o mês de outubro com bastante atenção.

O mesmo levantamento destaca que 24% dos ouvidos demonstram pouco interesse sobre o processo eleitoral. Outros 5,5% não querem votar no próximo pleito.

O levantamento é o primeiro de uma série de sondagens encomendadas pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Segundo o presidente do Instituto Ideia e professor de estatística da Universidade George Washington, Maurício Moura, o posicionamento dos eleitores este ano difere do verificado em disputas anteriores.

“Esse interesse não dialoga com o histórico político da democracia do nosso país. Esta é uma eleição com maior grau de antecipação”, afirmou o especialista, reforçando que as pessoas têm definido em quem votar com bastante antecedência.

Para o professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) David Verge Fleischer, o entusiasmo do cidadão brasiliense por escolher seus representantes é resultado das mudanças de cenários que vêm ocorrendo.

“É um processo geral e que tem acontecido nos últimos anos. Se você voltar a 2018 e 2014, o interesse pelas eleições também era muito alto. Isso acontece porque a política tem se mantido nas manchetes”, avaliou.

Pesquisa

As sondagens estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-04114/2022 e DF-09593/2022. Entre os dias 11 e 16 de maio de 2022, foram entrevistadas 1,2 mil pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do DF.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?