Pesquisa Ipec: Bolsonaro lidera com 40% no DF; Lula tem 32%
O estudo ouviu 1,2 mil eleitores do Distrito Federal entre os dias 12 e 14 de agosto. Margem de erro é de três pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da pesquisa Ipec, divulgados na noite de segunda-feira (15/8), apontam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 40% das intenções de voto para a Presidência da República entre os eleitores do Distrito Federal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 32%.
Além de Lula e Bolsonaro, outros adversários políticos e principais nomes da disputa eleitoral neste ano também pontuaram. Esse é o cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados ao eleitor.
Ciro Gomes (PDT) tem 9% das intenções de voto; Simone Tebet (MDB), 2%; e Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) ficaram com 1%.
Essa é a primeira pesquisa de intenção de voto publicada pelo instituto e, por isso, não há cenário comparativo.
Os demais candidatos – como Eymael (Democracia Cristã), Felipe D’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (Unidade Popular), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) – não pontuaram.
Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam branco ou nulo. Outros 6% não souberam responder aos questionamentos.
De acordo com o Ipec, a pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores do Distrito Federal entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07937/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal sob o número DF-02251/2022.